Rematrículas seguem até 7 de novembro; novas inscrições iniciam em novembro para o ano letivo de 2026

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), abriu o período para rematrículas na Rede Pública Municipal de Ensino e nas instituições credenciadas para o ano letivo de 2026. O Edital 72/2025, publicado esta semana, detalha procedimentos, cronogramas, critérios de prioridade e documentação necessária.

Rematrículas para estudantes atuais

Para os alunos já matriculados na rede, o período de atualização de dados e rematrícula vai de 27 de outubro a 7 de novembro de 2025. Os pais ou responsáveis devem se dirigir à secretaria do Centro de Educação Infantil (CEI) ou Escola Básica Municipal (EBM) onde o estudante está matriculado.

A secretária de Educação, Simone Probst, reforçou a importância do prazo:

“É fundamental que as famílias fiquem atentas a esses prazos, especialmente o da rematrícula, período de atualização dos dados dos estudantes. Organizamos o processo para ser o mais tranquilo possível para todos.”

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Novas matrículas para 2026

Para estudantes que ainda não fazem parte da rede, o cadastro da intenção de matrícula inicia em datas diferentes, conforme a etapa de ensino:

Creche da Educação Infantil: 10 a 21 de novembro (1º período), 24 a 28 de novembro (2º período), 1º a 5 de dezembro (3º período), 8 a 12 de dezembro (4º período), e a partir de 2026 (5º período).

Pré-escola da Educação Infantil e 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental: 18 de novembro a 1º de dezembro (1ª chamada), 2 a 8 de dezembro (2ª chamada) e chamadas ao longo de 2026 (3ª chamada).

Os pais devem se apresentar presencialmente nas instituições, onde serão orientados sobre a disponibilidade de vagas e procedimentos de matrícula.

Prioridades e documentação necessária

A Rede Pública Municipal estabelece prioridades de matrícula para:

Estudantes com deficiência;

Beneficiários do Bolsa Família;

Filhos de mães adolescentes;

Famílias em situação de vulnerabilidade;

Estudantes surdos, com vaga garantida na Escola Básica Municipal Bilíngue Professor Oscar Unbehaun.

Documentos exigidos incluem:

Certidão de nascimento e CPF do estudante;

Documentos dos pais ou responsáveis;

Comprovante de residência atualizado;

Atestado de vacinação;

Declaração do CRAS (para beneficiários do Bolsa Família);

Termos judiciais de guarda, tutela ou adoção, quando aplicável.

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