-
O prédio encontra-se fechado desde 2020 (Fotos: PMG)
Posse do imóvel permite reforma e retomada dos atendimentos
Um passo decisivo para a retomada de um dos mais importantes espaços de assistência social de Gaspar foi dado na manhã de quinta-feira (29). A Prefeitura recebeu oficialmente, por meio de escritura pública, a doação do terreno e das instalações onde está localizado o Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Maria Hendricks, no bairro Sete de Setembro, conhecido carinhosamente por “Centro Educativo”. Com a assinatura em cartório, o imóvel foi transferido definitivamente do Governo do Estado para o município.
A doação foi autorizada pela Lei Estadual nº 19.614/2025 e é fruto de uma articulação direta da atual gestão municipal. Para o prefeito Paulo Norberto Koerich, a regularização do imóvel cumpre uma promessa feita à comunidade. “Esse foi um compromisso que assumi com o povo gasparense. Desde o início de 2025, iniciamos as tratativas com o Governo do Estado e hoje agradeço o apoio para que esse processo finalmente saia do papel. Esse espaço vai voltar a cumprir sua função social e atender a nossa comunidade”, destacou o prefeito. O Centro iniciou seus trabalhos em 1986 e está fechado desde 2020. O Maria Hendricks chegouo a atender 300 crianças e adolescentes por dia e a servir 4 refeições diárias aos jovens de todos os bairros de Gaspar, além de oferecer atividades esportivas, culturais e de lazer, e abrigar projetos como o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil). Agora, com a titularidade do terreno, a Prefeitura pode legalmente realizar as melhorias necessárias na estrutura, que sofreu deterioração ao longo dos anos.
Leia também: Vereadores opinam sobre aumento das diárias na Câmara Municipal de Gaspar
A Secretária de Assistência Social, Neuza Pasta Felizetti, explicou que o planejamento para a reforma já está avançado. “Já contamos com uma emenda parlamentar de aproximadamente R$ 1 milhão para iniciar as obras e devolver o Centro à comunidade. Nosso foco é fortalecer os vínculos familiares e o atendimento psicossocial de nossas crianças e adolescentes”, explicou a secretária.
A expectativa é que, após a reforma, o local volte a ser o coração da rede de atendimento social no Bairro Sete de Setembro, ampliando o suporte a famílias em situação de vulnerabilidade e oferecendo novas oportunidades de desenvolvimento para os jovens da região.
Tags
- doação
- Educação
- Gaspar
- infantil
- PETI
- Prefeitura
- Projetos
- reforma
- Trabalho Social
Deixe seu comentário