-
Reajuste das diárias é prerrogativa do presidente da Casa de Leis (Fotos: CVG)
Confira, abaixo, as opiniões
Matéria produzida em 23 de janeiro de 2026
-
Alex Burnier (PL) (Fotos: DIVULGAÇÃO)
"Isso é uma prerrogativa do presidente, eu como presidente ano passado não aumentei em nem um centavo justamente porque acho que não precisava."
-
Alyne Serafim (PL) (Fotos: DIVULGAÇÃO)
Alyne Serafim Nicoletti (PL)
"Antes de discutir o aumento de diária é preciso discutir necessidade, resultado, transparência e prioridades! Quanto cada gabinete recebeu, considerando vereador mais assessores e quanto esses gabinetes já reverteram para os cofres do município. Essa deveria ser a conta justa. Eu estive uma vez em Brasília, duas em Florianópolis e fiz curso para poder trabalhar mais e melhor ao representar os gasparenses. Sou contra quando a diária vira complemento salarial disfarçado ou são viagens irrelevantes e repetitivas. Aí não tem conversa: é desrespeitoso com o contribuinte. Agora se o valor da diária não cobre sequer hospedagem, alimentação e deslocamento, é necessário que seja feito ajuste. Principalmente se a viagem gera resultado concreto para o município trazendo recursos, viabilizando projetos ou visa capacitação técnica."
-
Carlos Schmidt (PL) (Calinho) (Fotos: DIVULGAÇÃO)
Carlos Eduardo Schmidt (PL) (Calinho)
"Acho que o aumento foi exagerado. O correto era seguir o reajuste pela inflação. Agora, eu não concordo com o posicionamento de alguns vereadores que foram paras as redes sociais atacar, até acho um pouco de hipocrisia, porque todos usaram no ano passado, com exceção do vereador Dionísio, tanto para ir para à Brasília, Florianópolis e até fazer curso. Vão usar esse ano e atacaram de uma forma que não ficou legal. A gente usa a diária dentro da lei e vamos atrás de recurso para a cidade, a fim de promover melhorias. Acho que subiram um pouco o tom nas redes sociais, pois é um assunto que incomoda a sociedade."
-
Carlos Bornhausen (MDB) (Fotos: DIVULGAÇÃO CVG)
Carlos Francisco Bornhausen (Carlos Bornhausen)
Não retornou ao nosso contato até o fechamento desta reportagem
-
Ciro Quintino (MDB) (Fotos: DIVULGAÇÃO)
Ciro André Quintino (MDB) - Presidente da Câmara Municipal
"A atualização dos valores das diárias segue critérios legais, técnicos e administrativos, previstos em resolução própria e em conformidade com as normas dos órgãos de controle. A concessão de diárias não é automática, nem representa benefício permanente. Trata-se de uma despesa eventual, vinculada exclusivamente a deslocamentos realizados a serviço do Legislativo, como participação em cursos, audiências, reuniões técnicas, eventos institucionais e compromissos oficiais fora do município. Os valores atualizados refletem a necessidade de adequação aos custos reais de alimentação e pernoite, considerando a variação de preços ao longo dos últimos anos e as diferenças entre viagens realizadas dentro do Estado, fora do Estado ou na Capital Federal."
-
Dionísio Bertoldi (PT) (Fotos: DIVULGAÇÃO)
Dionísio Bertoldi (PT)
"Para mim, os quase 40% de aumento das diárias para os vereadores é um roubo. Todos os aumentos são baseados em cima da inflação. Em 2025 eu não gastei nem um centavo de diárias. Não precisa ir a Florianópolis uma até duas vezes por semana."
-
Elis Antunes (PL) (Fotos: DIVULGAÇÃO)
Elisete Amorim Antunes (PL) (Elisete Antunes)
"Esse aumento das diárias não passou por mim. Não fui consultada nem participei dessa decisão. Acredito que, independentemente de valores, decisões que impactam recursos públicos precisam ser debatidas com todos os vereadores e com transparência. O meu compromisso é com o cidadão de Gaspar. Toda decisão precisa respeitar quem paga a conta: o povo."
-
Giovano Borges (PSD) (Fotos: DIVULGAÇÃO)
Giovano Borges (PSD)
"Esse aumentou não passou pelos vereadores. Foi uma decisão da Mesa Diretora ou da Presidência da Câmara. Eu sou contra o aumento e o abuso das diárias. Uma coisa é você pegar diárias pontualmente, quando precisa à Florianópolis conversar com um deputado ou secretário; outra coisa é quando tem o abuso, quando vai toda a semana e até duas vezes por semana. Com os recursos tecnológicos que nós temos hoje, não precisa estar toda a semana em Florianópolis." (da redação: vídeo publicado em sua rede social).
-
José Hilário Melato (PP) (Fotos: DIVULGAÇÃO)
José Hilário Melato (PP)
Não retornou ao nosso contato até o fechamento desta reportagem
-
Mara Xavier da Costa Santos (PP)(Mara da Saúde) (Fotos: DIVULGAÇÃO)
Mara Lúcia Xavier Costa dos Santos (Mara da Saúde) (PP)
"Não conversei com mesa diretoria ainda." (Da redação: em novo contato, a vereadora não retornou até o fechamento desta reportagem)
-
Roni Muller (MDB) (Fotos: Divulgação)
Roni Jean Muller (MDB)
(Não retornou ao nosso contato até o fechamento desta reportagem)
-
Sandra Hostins (PL) (Fotos: DIVULGAÇÃO)
Sandra Hostins (PL)
"A Resolução sobre as diárias, é uma prerrogativa da Presidência da Câmara de Vereadores.
Como Vereadora, meu compromisso é com o bem comum e no caso do aumento das diárias, julgo importante que tivéssemos discutido, pois há um impacto financeiro. Reitero meu compromisso de legislar com ética, honestidade e transparência."
-
Thímoti Deschamps (UNIÃO) (Fotos: DIVULGAÇÃO)
Thímoti Deschamps (UNIÃO)
"Primeiro, porque o valor praticado em 2024 já era suficiente, inclusive com sobra, para atender a real necessidade de alimentação durante deslocamentos a serviço do mandato. Não havia qualquer justificativa concreta que demonstrasse insuficiência do valor anterior.Segundo, porque o reajuste aplicado foi totalmente desproporcional à realidade econômica do país. A inflação oficial de 2025 foi de 4,26%, e o aumento concedido às diárias ficou muito acima desse índice, o que fere os princípios da razoabilidade, economicidade e moralidade administrativa."
-
Carlos Bornhausen (MDB) (DIVULGAÇÃO CVG)
-
Dionísio Bertoldi (PT) (DIVULGAÇÃO)
-
Elis Antunes (PL) (DIVULGAÇÃO)
-
Mara Xavier da Costa Santos (PP)(Mara da Saúde) (DIVULGAÇÃO)
-
José Hilário Melato (PP) (DIVULGAÇÃO)
-
Sandra Hostins (PL) (DIVULGAÇÃO)
-
Thímoti Deschamps (UNIÃO) (DIVULGAÇÃO)
-
Alex Burnier (PL) (DIVULGAÇÃO)
-
Alyne Serafim (PL) (DIVULGAÇÃO)
-
Ciro Quintino (MDB) (DIVULGAÇÃO)
-
Roni Muller (MDB) (Divulgação)
-
Carlos Schmidt (PL) (Calinho) (DIVULGAÇÃO)
-
Giovano Borges (PSD) (DIVULGAÇÃO)
Tags
- aumento
- MP
- vereador
Deixe seu comentário