

-
Brasil tem 48 casos em investigação de intoxicação por metanol (Fotos: Freepik)
Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, informou que há 11 confirmações e uma morte já registrada em São Paulo. Outros óbitos seguem sob análise.
O Brasil soma 48 casos em investigação de intoxicação por metanol, segundo balanço divulgado nesta quinta-feira (2) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A atualização foi apresentada durante entrevista coletiva, na Sala de Situação montada pelo governo federal para acompanhar e coordenar as medidas de resposta.
Casos confirmados e suspeitos
Do total de ocorrências, 11 já foram confirmadas laboratorialmente pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta de Vigilância em Saúde (Cievs). Esses exames detectaram a presença de metanol em bebidas adulteradas consumidas pelas vítimas.
O ministro chegou a anunciar um 12º caso, em Brasília, envolvendo o rapper Hungria. Porém, horas depois, a pasta corrigiu a informação e esclareceu que o caso ainda consta como suspeito.
Mortes em investigação
O Ministério da Saúde confirmou uma morte em São Paulo provocada por intoxicação com metanol. Outros sete óbitos seguem em investigação: dois em Pernambuco e cinco no estado paulista.
As autoridades reforçam que a situação demanda cautela, já que o consumo de bebidas adulteradas pode causar cegueira, falência de órgãos e até a morte em poucos dias após a ingestão.
Alerta nacional
Embora os casos estejam, por enquanto, concentrados principalmente em São Paulo, o governo alerta que a comercialização de bebidas adulteradas pode ultrapassar fronteiras estaduais. Por isso, a recomendação é para que a população evite o consumo de produtos sem procedência e denuncie suspeitas de adulteração.
O ministro Alexandre Padilha destacou que a mobilização nacional envolve vigilância sanitária, autoridades estaduais e municipais de saúde e órgãos de segurança. “Estamos monitorando a situação em tempo real e ampliando a capacidade de diagnóstico para proteger a população”, afirmou.
Tags
- Alexandre Padilha
- bebidas adulteradas
- brasil 2025
- casos suspeitos metanol
- intoxicação
- Intoxicação por Metanol
- metanol
- Ministério da Saúde
- Saúde Pública
Deixe seu comentário