
Morre o gasparense Irineu de Souza, aos 95 anos

-
Em maio deste ano, Irineu completou 69 anos de casamento com Gertrudes (Fotos: JORNAL METAS)
Ex-agricultor, oleiro e empresário do ramo de pedras, ele era morador do Bairro Bateias, em Gaspar
Faleceu na manhã desta sexta-feira, dia 1º de agosto, de morte natural, o gasparense Irineu de Souza, 95 anos. O velório inicia às 15h desta sexta-feira, na Capela Santa Luzia, na Rodovia Ivo Silveira, Bairro Bateias, ao lado da residência da família. O sepultamento está marcado para às 10 horas da manhã de sábado, no cemitério municipal do Bairro Santa Terezinha.
Natural de Gaspar, Irineu morava, há muitos anos, no Bairrro Bateias, ao lado da Gertrudes Claudina de Souza, de 89 anos, com quem foi casado por 69 anos. O casal teve dez filhos, 24 netos e 19 bisnetos. O primogênito é Mário de Souza, proprietário Pacopedra Pavimentadora e Comércio de Pedras, a maior empresa de obras do município de Gaspar.
Em 26 de maio deste ano, o Jornal Metas acompanhou uma pequena celebração na casa de Irineu e Gertrudes, por ocasião das Bodas de Mercúrios, que representa 69 anos de vida matrimonial. Os votos foram renovados por Frei Pedro Silva, pároco da Igreja Matriz São Pedro Apóstolo.
Acesse aqui: Irineu e Gertrudes: 69 anos de casamento
Apaixonado por Gaspar, Irineu nunca arredou pé da sua cidade natal. Foi agricultor (plantava principalmente arroz), trabalhou em olarias e depois que adquiriu seu próprio caminhão passou a ser autônomo. Foi quando conseguiu comprar uma pedreira no Bateias que fornecia paralelepípedos para a construção civil e calçamento de ruas.
Foi assim que ele e Gertrudes criaram seus dez filhos: nove homens e uma mulher. Religioso, Irineu também ajudou a construir a nova Igreja Matriz São Pedro Apóstolo e a capela Santa Luzia. Nas festas de igreja na cidade, o casal foi sempre presença constante. A direção do Jornal Metas e equipe de colaboradores lamentam a perda e se solidarizam com a família Souza neste momento de perda.
Deixe seu comentário