Uma bicicleta pode mudar seu dia

Ou até mesmo alguns dos seus hábitos cotidianos

Você já deve ter percebido que nos últimos tempos virou "moda" andar de bicicleta. Utilizei o termo "moda" para enfatizar que o uso das bicicletas, seja para passeio ou para deslocamento, teve e tem seus altos e baixos ao longo da história, assim como as tendências do mundo da moda. Sabe aquela frase "a moda sempre volta"? Então, é isto que está acontecendo com o uso das magrelas nos dias de hoje (o que, particularmente, nós achamos incrível!). Então, nós já gostaríamos de iniciar a coluna de hoje parabenizando todas as pessoas que utilizam a bicicleta de alguma maneira, principalmente para quem fez dela seu principal meio de transporte e a usa para se deslocar em seu dia a dia. Vocês até podem não saber, mas ajudam a tornar a nossa cidade e o nosso mundo um lugar mais sustentável, limpo e menos estressante para se viver.

 Uma das melhores consequências da "moda" das bicicletas é a quantidade de questionamentos e mudanças que ela tem gerado. Uma bicicleta pode de fato mudar os meu dia ou os meus hábitos? O que tem feito as pessoas mudarem sua rotina e optarem por voltar a usar a bicicleta? Há quem diga que só transformamos nossos hábitos quando essa mudança se torna estritamente necessária. Então, o que é necessário para nossa vida hoje em dia? Entre as necessidades que sentimos, pode-se destacar: ter saúde, conseguir viver de forma financeiramente estável, ter o direito de ir e vir dentro da cidade e estar seguro (em todos os sentidos da palavra). Coisas básicas, mas que têm se tornado cada vez mais difícil de atingir. Muita gente não tem tempo de praticar exercícios físicos e muitas vezes não consegue manter uma alimentação balanceada. Ter uma situação financeira estável hoje é o sonho de muita gente e ele parece cada mais mais longe de se realizar devido a atual crise e o constante aumento de tarifas. Poder se deslocar dentro da própria cidade de forma segura e adequada está sendo impossível devido a quantidade de veículos que transitam pelas ruas, o que só vem a piorar quando levamos em consideração a imprudência dos condutores e a falta de mobilidade da maioria das cidades. Essa situação não apenas ultrapassa o direito de ir e vir, mas também causa o aumento do estresse de toda a população.

Nós acreditamos que viver em segurança seja ter liberdade de caminhar pela rua à noite sem preocupação, de se deslocar pela cidade sem medo. Mas, o que isso tem a ver com andar de bicicleta? Você já pensou em deixar seu carro na garagem por um dia e ir de bicicleta ao trabalho? Em um único dia, você iria colaborar para que todas as coisas que listamos acima fossem alcançadas e ainda evitaria toda essa rotina de estresse. Pedalando, você faz um exercício físico e assim melhoraria sua saúde sem nem perceber. Pedalando, você pode economizar gasolina, o dinheiro do estacionamento, manutenção do carro e tantos outros gastos que envolvem o simples fato de você usar o seu carro todos os dias. Mais um ponto para as bikes. Pedalando, você pode evitar aquele trânsito infernal das horas de rush, gastará menos tempo para chegar em casa e ainda diminuirá muito o seu nível de estresse. Pedalando, você será uma pessoa a menos presa no trânsito, uma pessoa a menos poluindo a cidade, uma pessoa a menos entre tantas irritadas e estressadas e passará a ser uma pessoa a mais na prática de exercícios físicos, uma pessoa a mais na busca de uma mundo melhor. Imagine, então, se você não estivesse sozinho e várias pessoas fizessem o mesmo que você. As ruas estariam cheias de gente pedalando ou até mesmo caminhando para poderem se deslocar. As cidades teriam vida durante o dia e a noite, um fator que certamente ajudariam elas a se tornarem mais seguras. Será que não?
Hábito
Ok, andar de bicicleta não é tão fácil assim. Falta infraestrutura para facilitar a circulação e garantir a segurança dos ciclistas. Mas, um passo de cada vez, certo? Já conseguimos comprovar que o uso da bicicleta não é apenas econômico, mas também muito mais benéfico do que imaginávamos. O próximo passo é adotar a magrela, mesmo que seja por apenas um dia da sua semana, e o terceiro é cobrar do poder público a estrutura necessária. Comece aos poucos, vá um dia por semana para o trabalho de bicicleta e então aumente da frequência. Atenção: não estamos pedindo para que você venda seu carro, apenas recomendando que você intercale os dois veículos de forma saudável.Não precisamos olhar muito longe para ter a evidência de que a cada dia mais pessoas se tornam adeptas da bike. Vida longa à "moda das bicicletas!". Que ela deixe de ser uma moda e volte a ser um hábito.

LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

rede facebook | rede twitter | rede instagram | nosso whatsapp | nosso youtube

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 | logo facebooklogo twitterlogo instagramlogo whatsapplogo youtube