Por uma cidade criativa e colorida

ColunaDiscussoesUrbanas_ABRE.jpg

Como comentamos na coluna anterior, continuamos a tratar do assunto "Cidades para pessoas" - dessa vez, com um foco maior no visual das nossas cidades. Já falamos sobre ter um espaço garantido para bicicletas, pedestres e carros. Agora vamos falar sobre ter espaço para a criatividade e a arte. Sobre participar da construção da sua cidade de forma que ela seja mais bonita e colorida.
Gaspar ainda não conta com coletivos urbanos que tem como objetivo transformar a cidade - embora a gente já tenha feito uma intervenção urbana no parque da rua Industrial José Beduschi, não a fizemos como um coletivo organizado. A verdade é que você não precisa criar um coletivo para poder fazer da sua cidade um lugar mais colorido e artístico. Basta ter vontade e chamar seus amigos para participar da transformação de um espaço - você também poderia fazer isso sozinho, mas qual é a graça de criar sem amigos? Há muita gente que ainda é apegada ao branco, que imagina que uma cidade boa para se morar é aquela que brilha de tão limpa e em que todas as paredes e muros são brancas. Nós acreditamos que as cidades devem sim ser muito limpas, mas que há muros e paredes que devem receber cor para que o ambiente seja mais alegre e acolhedor.
A forma mais comum de colorir muros e paredes é através do grafite (não pichação). Quem nunca viu um grafite com desenhos intrigantes super coloridos por ai? Mas existem tantas outras formas de espalhar a arte pelas ruas da cidade. Murais de mosaico, pintura com stencil, lambe-lambe? Uma infinidade de opções para criar uma cidade mais colorida. Provavelmente, alguns de vocês irão dizer que não têm habilidades artísticas ou que não sabem pintar nem desenhar. Ai é que vocês se enganam! Nem tudo se trata de saber fazer alguma coisa, mas querer mudar e aprender é essencial. Desenhos não são o único jeito de colorir a cidade. Por que não repintar aquele parquinho desgastado ou aquela praça abandonada? Ou deixar uma mensagem de amor ou empatia em um muro para melhorar o dia de alguém?
A arte é o modo escolhido por uma pessoa, grupo ou povo para se expressar ou representar determinado sentimento. A cidade é o reflexo de uma pessoa, um grupo ou povo em forma de ambiente construido. Como podem duas coisas tão parecidas andarem tão apartadas? "Sem pessoas não existe cidade. E sem transformação uma cidade não sobrevive", disse Paulo Arantes na sua participação do TEDx Blumenau Salon em setembro desse ano. A transformação que ele se referencia é a através da mobilização de pessoas em busca de uma cidade melhor para se viver. Foi através da arte e da cultura que uma pequena cidade do interior de Minas Gerais conseguiu mobilizar sua população em busca do engajamento e empoderamento destas pessoas para modificar a cidade em que vivem. Mobilizar as pessoas é primordial para que a arte e a cultura se tornem o caminho mais fácil para a transformação de uma cidade. Quando as pessoas se sentem parte da cidade, elas se transforma. E pessoas transformadas transformam a cidade.
Mesmo não havendo um coletivo urbano na cidade de Gaspar, existem diversos outros grupos que incentivam a arte e a cultura. Seja através da música, do teatro, do artesanato. A arte não precisa estar necessariamente impressa ou pintada em nossas paredes, mas é necessário que ela esteja por toda a cidade de diversas formas, seja uma apresentação musical, um espetáculo de teatro de rua, uma feira de artesanato ou uma oficina a céu aberto. Cidades criativas e artísticas tendem a ser lugares mais alegres e aconchegantes. E quem não quer uma cidade mais feliz?
Queremos encorajar a todos, pessoas ou grupos organizados, a espalharem sua arte pela cidade. A trazerem para a rua aquilo que geralmente fica guardado em casa ou restrito a palcos e galerias. A passarem adiante o seu conhecimento artístico. A demonstrarem que a arte pode sim mudar uma cidade. A provar que cidades mais coloridas e vivas trazem mais felicidade para a nossa rotina. Afinal, como diz a música "Comida" da banda Titãs lançada em 1987 mas ainda muito pertinente: "A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte"!

Procure no YouTube: Colaboração como meio, felicidade como fim | Paulo Arantes | TEDxBlumenauSalon

 

LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

rede facebook | rede twitter | rede instagram | nosso whatsapp | nosso youtube

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 | logo facebooklogo twitterlogo instagramlogo whatsapplogo youtube