Empatia. Ela pode mudar a sua vida

Aprender a se colocar no lugar do outro traz a compreensão de outras realidades

ColunaDiscussoesUrbanas_ABRE.jpg

No início do ano, em uma das primeiras reuniões de um coletivo de que participamos - o Sinergia Urbana - resolvemos começar os trabalhos de 2015 escolhendo uma palavra que definiria  ano que cada um esperava ter pela frente. Para mim, Júlia, ela não foi nem um pouco difícil de escolher, a primeira que veio à minha cabeça foi "empatia". Entre os tantos sentimentos bons escassos na sociedade que vivemos hoje, acredito que a empatia está entre os mais esquecidos (ou ignorados). Para quem não está familiarizado com a palavra, seu significado é, basicamente, "ter a capacidade de se colocar no lugar do outro" - não é verdade que é cada vez mais difícil ver pessoas que tenham essa capacidade de conhecer o outro desta forma? Portando, ao escolher essa palavra, comprometi-me a ser uma pessoa mais empática e a mostrar para outras pessoas como este sentimento pode mudar as suas vidas.
A primeira tarefa, que é também a mais árdua, é se livrar de preconceitos e julgamentos. Se você não conhece a história de uma pessoa, não sabe pelo o que ela passa, não tem o direito de julgá-la. Você não tem a mesma vivência, então não pode afirmar o que faria no lugar dela. Pare de pensar de acordo com verdades imutáveis e conceitos formulados por quem tem a cabeça fechada, entenda que cada pessoa tem uma maneira diferente de encarar os desafios que a vida. Esteja aberto para aprender sobre novas ideias, novos estilos de vida, conceitos de comportamento. O segundo passo é escutar quando alguém conta a sua história. Não deixe que as palavras entrem por um ouvido e saiam pelo outro, importe-se verdadeiramente pelos relatos, procure compreender as atitudes dos outros. Mostre para a pessoa que você se importa com ela.


Você não concorda que haveria um número muito menor de brigas e polêmicas desnecessárias se essa capacidade de se colocar no lugar de seu semelhante fosse exercitada todos os dias? A empatia é um conceito forte e é usada por muitos autores e palestrantes como uma característica muito importante para um líder. No ambiente corporativo, quem exerce a liderança também precisa saber compreender melhor as atitudes de sua equipe e a realidade em que cada um vive. Isso faz com que o ambiente de trabalho seja mais humanizado e os trabalhadores sintam que eles e suas histórias de vida são valorizados pela empresa.

Se eu fosse escolher uma terceira tarefa, ela seria usar a empatia para fazer a diferença no mundo. Como? Por meio de trabalho voluntário, participação em coletivos ou apenas dando atenção para as pessoas e mostrando que elas importam. Quando você consegue se colocar no lugar de alguém que, por exemplo, não possui roupas quentes para o inverno, você certamente irá doar algo que você tem em casa para que aquela pessoa ou aquela família possam se aquecer. É a empatia que faz com que muitas iniciativas sejam tomadas, com que muitas mudanças aconteçam no mundo. O problema do outro passa a ser também o meu problema e juntos podemos encontrar uma solução. Dois grupos de pessoas de realidades muito diferentes podem se reunir em prol de melhorias que atinjam toda a comunidade. A empatia torna mais fácil a convivência em sociedade e faz de você e de mim pessoas melhores. A cidade dos meus sonhos possui espaços públicos ideais, lugar para todos em um trânsito em que o respeito reina, educação e qualidade de vida para todos (sei que está muito longe, mas me deixem sonhar). A vida urbana não deve ser feita apenas de bons espaços, mas também de gentilezas, boas atitudes e o compartilhamento de sentimentos que nos unem em comunidade, como a este que é protagonista desta coluna. a empatia.

Já que tocamos no assunto?
No mês passado, o Sinergia Urbana fez uma reunião com pessoas que têm interesse em colaborar com a cidade onde moram e pedimos para que colaborassem com uma ação nossa. Nós escolhemos os sentimentos que nós gostaríamos de ver com mais frequência no mundo que nos cerca - e em nós mesmo também, não é?. Foram escolhidos: respeito, empatia, humildade e gratidão. Com essas palavras, fizemos cartazes para que as pessoas voltassem a refletir sobre o significado delas e trouxessem um pouco mais desses sentimentos para o seu dia a dia. Preste atenção, talvez você encontre um desses cartazes por Gaspar.

LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

rede facebook | rede twitter | rede instagram | nosso whatsapp | nosso youtube

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 | logo facebooklogo twitterlogo instagramlogo whatsapplogo youtube