

-
Diretoria executiva da ABVESC promove reunião administrativa com presidentes das associações filiadas (Fotos: ABVESC)
Reunião em Joinville discutiu investimentos, modernização de sistemas e valorização dos bombeiros voluntários em SC.
A Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC) promoveu, no sábado (30), uma reunião administrativa em Joinville com a presença de presidentes das corporações filiadas, Conselho Fiscal, comandantes das unidades e bombeiros voluntários. O encontro marcou a primeira reunião presencial do grupo desde a deliberação feita em abril, em Treze Tílias, que definiu a realização de encontros semestrais.
O presidente dos Bombeiros Voluntários de Joinville, Moacir Thomazi, anfitrião da atividade, destacou a importância de receber os representantes de todo o Estado na unidade considerada a mais antiga do Brasil no modelo de bombeiros voluntários.
Pauta tratou de investimentos e novas ferramentas
A reunião foi conduzida pelo diretor-presidente da ABVESC, Ivan Frederico Hudler, que apresentou a atualização sobre o termo de fomento firmado com o Governo de Santa Catarina para o biênio 2025-2026, no valor de R$ 20 milhões. Segundo ele, a expectativa é que os recursos sejam disponibilizados ainda no segundo semestre para a execução dos planos de trabalho das filiadas.
Leia também: Carro pega fogo após pane e colisão em muro em Brusque
Hudler também informou que a entidade está em processo de habilitação para o recebimento de pneus doados pela Receita Federal, a serem destinados às corporações. Outro destaque foi a implantação da ferramenta digital que regulamentará a aplicação da Instrução Normativa 02 (IN 02), aprovada em setembro de 2024, e que definirá critérios para a manutenção da condição de filiada à ABVESC.
Além disso, foi reforçada a importância do uso do sistema Fibra, software de gerenciamento e envio de atendimentos operacionais, que servirá como base para o rateio de recursos do termo de fomento. Hudler destacou que as filiadas que cumprirem integralmente a IN 02 receberão certificado com selo de eficiência.
Apoio parlamentar e reconhecimento cultural
A abertura da reunião contou com a presença do deputado estadual Matheus Cadorin, coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Bombeiros Voluntários na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). O parlamentar destacou o trabalho realizado para fortalecer o modelo e anunciou que, em seus dois primeiros anos de mandato, destinou R$ 4,1 milhões em emendas às filiadas da ABVESC.
Cadorin também adiantou que deve encaminhar, em breve, um projeto de lei por meio da Fundação Catarinense de Cultura para reconhecer os bombeiros voluntários como patrimônio imaterial de Santa Catarina. “Esse reconhecimento vai facilitar o acesso a recursos, inclusive em nível federal”, afirmou.
Valorização e fortalecimento do modelo
A reunião reforçou o compromisso da ABVESC em ampliar investimentos, modernizar processos de gestão e fortalecer o modelo de bombeiros voluntários em Santa Catarina, referência nacional pela atuação comunitária. O próximo encontro semestral deverá dar continuidade às pautas debatidas e avaliar os avanços conquistados pelas corporações filiadas.
Tags
- abvesc
- bombeiros voluntários
- Defesa Civil
- joinville
- patrulhamento comunitário
- reunião administrativa
- Santa Catarina
Deixe seu comentário