Saúde - Oleaginosas: inclua na dieta
-
(Fotos: )
Uma dieta equilibrada conta com frutas, verduras, legumes, cereais, carnes magras, raízes e também com oleaginosas.
Este grupo alimentar é composto basicamente por castanhas, nozes, amêndoas, avelã, pistache e amendoim, e traz benefícios a saúde de quem os consome. De acordo com a nutricionista Luana Stoduto, as oleaginosas são frutas riquíssimas em nutrientes e bastante conhecidas por seu valor calórico. Porém, este fato não deve fazer com que a pessoa deixe de consumi-las. "Elas fornecem ao corpo gorduras boas, as mono e poli-insaturadas, que reduzem o colesterol e atuam como antioxidantes essenciais para a formação e recuperação muscular, além de conter vitamina E e selênio, que também apresentam importante ação oxidante", afirma. Há ainda o magnésio, que ajuda na circulação e vascularização, além de manter a saúde renal e dos músculos.
A nutricionista Giovana Guido, destaca que as oleaginosas devem estar incluídas na dieta de quem pratica exercícios físicos e deseja ter ganho de massa muscular. "Esta pessoa deve ter uma dieta rica em calorias saudáveis, então, o consumo de oleaginosas diariamente irá ajudar a atingir as necessidades calóricas necessárias para recuperação muscular e aumento dos músculos", defende.
O segredo do consumo de oleaginosas está na moderação, principalmente para quem quer controlar o peso. Elas podem ser comidas puras, em um mix composto por mais de um tipo de oleaginosa e recomendado por um profissional de nutrição, pois a quantidade depende de sua necessidade e gasto calórico diário. Outra opção é as utilizar para complementar saladas, ou ao consumir frutas.
As oleaginosas mais consumidas são as castanhas e nozes. A noz é uma fonte de energia cheia de nutrientes, como vitamina E, niacina, magnésio, zinco, potássio, proteína vegetal, antioxidantes, entre outros. Já as castanhas, de modo geral, possuem gordura ômega-3, importante na prevenção de doenças, e nutrientes como o selênio.
Não é difícil adquirir este tipo de produto. As oleaginosas podem ser encontradas nas prateleiras de supermercados, em potes e pacotes fechados, ou então em lojas que comercializam produtos naturais, onde a venda é feita por peso.
Deixe seu comentário