. Essa é a primeira medida no atendimento ao paciente que chega à unidade hospitalar

A identificação correta do paciente é um dos primeiros cuidados para uma assistência segura. Essa ação é o ponto de partida para a correta execução das diversas etapas de segurança na instituição hospitalar. Com o objetivo de minimizar erros e promover as práticas seguras, o Hospital de Gaspar, por meio do Núcleo de Segurança do Paciente, reforça que esse procidemento interno é primordial para garantir o atendimento ainda mais eficiente.
Como explica o enfermeiro do Setor de Qualidade, educação continuada e Gestão de Riscos, Luis Brandão, apesar de parecer algo simples, o procedimento é fundamental para garantir a segurança dos pacientes. “Entre outras orientações, as mais importantes são: manter a pulseira de identificação no paciente até a alta, verificar se as informações estão corretas e legíveis, certificar-se de que a equipe assistencial faça a conferência de sua identificação antes de qualquer procedimento, envolver o paciente e familiares no processo do cuidar, podendo assim evitar falhas na assistência, esclarecendo todas as suas dúvidas”, explica Luís.
A ação contou com palestras e atividades lúdicas educativas com o intuito de melhorar a fixação do conteúdo. A atividade aconteceu em dois dias, envolvendo as equipes de ambos os turnos de funcionamento da instituição.