Em 1973, em homenagem aos 53 anos da 19ª emenda, o Congresso dos Estados Unidos determinou que o dia 26 de agosto ficaria marcado como o Dia Internacional da Igualdade Feminina.
Direito ao voto feminino no Brasil
No Brasil, as mulheres passaram a ingressar no mercado de trabalho somente com o início do processo de industrialização, impulsionado pela Revolução Industrial. Ainda sim, era preciso ter autorização do marido para realizar tal feito.
Em relação ao voto, os movimentos sufragistas dos outros países tiveram muita influência. Devido a isso e também com o acontecimento da Revolução de 30, foi promulgado em 1932 o Código Eleitoral, por meio do Decreto n° 21.076, sendo então a primeira legislação que consagrava o direito ao voto e a participação política feminina.
Nessa época, porém, o voto não era considerado algo obrigatório.
Como resultado, em 1933 tivemos a primeira mulher eleita deputada do Brasil, a paulista Carlota Pereira de Queirós.
Com a Constituição de 1946, o voto se tornou obrigatório para ambos os sexos.
Por que lutar pela igualdade de gênero?
A igualdade de gênero significa que homens e mulheres devem ter os mesmos direitos, responsabilidades e oportunidades, sem que ocorra interferência ou limitação de estereótipo definida pelo gênero biológico.
A luta pela igualdade de gênero obteve bastante avanços ao longo da história, porém, ainda há muito o que conquistar, principalmente no mercado de trabalho.
Mercado de Trabalho
Na América Latina, o Brasil é o segundo país com menos mulheres em cargos de alta gerência. Além disso, as mulheres demoram muito mais tempo para serem reconhecidas.
A desigualdade salarial também é algo já consolidado na sociedade. Mesmo realizando as mesmas funções que o homem no mercado de trabalho, a mulher pode ganhar até 30% a menos. Essa diferença dispara ainda mais quando se refere às mulheres negras.
Tarefas domésticas e maternidade
Por conta de uma criação patriarcal, a mulher acaba tendo uma dupla jornada, pois acaba tomando para si a responsabilidade das tarefas domésticas. Além disso, a maternidade também acaba sendo um fator prejudicial em relação ao mercado de trabalho.
Violência contra a mulher
As mulheres tiveram uma grande conquista com a Lei Maria da Penha, sancionada em 2006 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O objetivo da legislação é criar mecanismos para evitar a violência contra a mulher, isso fez com que muitas brasileiras criassem coragem para denunciar seus agressores. Apesar desta conquista, a violência contra a mulher ainda é algo muito constante no Brasil.

Conclusão
O Dia Internacional da Igualdade Feminina, comemorado no dia 26 de agosto, traz um marco histórico na luta das mulheres pelo direito ao voto.
Apesar de muitas conquistas, o mundo todo ainda está longe de alcançar a igualdade de gênero. Muitas mulheres ainda são privadas de estudar e praticar esportes, sofrem assédio no mercado de trabalho, violência dentro da própria casa, etc.