style="width: 100%;" data-filename="retriever">


No último dia 20 de setembro foi comemorado o Dia do Gaúcho, incluído dentro da Semana da Farroupilha - uma celebração da cultura e das tradições gaúchas, que ocorre anualmente entre os dias 14 e 20 de setembro, no Estado brasileiro do Rio Grande do Sul.

A Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos teve início em 20 de setembro de 1835 e terminou em 1º de maio de 1845, período que passou a história deste estado como o "Decênio Heroico".

Em Santa Catarina, além da cidade de Laguna neste episódio, temos o registro da participação dos lageanos quando em 1839 os farrapos formaram em Lages um pelotão de cavalaria que desceram a Serra ao lado de Anita e Giuseppe Garibaldi com o objetivo de tomar posse da cidade de Laguna. Durante os dez anos da luta farrapa os lageanos marcaram as páginas da história da cidade de Lages.

Em pleno combate os canhões e carroções puxados pelos bois atolaram na lama e foram retirados à força pela comitiva lageana e o Comandante David Canabarro teria comentado ao Coronel Serafim de Moura, chefe da expedição: "seus soldados estão agindo com tanta bravura parecem uns bois de botas". Portanto, pelo civismo, valentia e perseverança durante a Guerra Farroupilha, os lageanos receberam a alcunha de "BOI DE BOTAS".

A Revolução Farroupilha foi uma revolta regional contra o Governo Imperial do Brasil na qual os revoltosos queriam separar-se do Império do Brasil. Durou aproximadamente 10 anos e recebeu este nome por conta dos farrapos que seus participantes vestiam. A revolução chegou ao fim após ser feito um acordo de paz entre as partes envolvidas.

Nosso abraço a todos os lageanos, aos laguneneses e gaúchos do Distrito 4652, pela Semana Farroupilha comemorada com orgulho por todos os que incorporam esta fase de nossa história.


Venha compartilhar conosco o nosso trabalho!

Reuniões às terças-feiras, às 20h, no Raul`s Hotel.

Acesse: www.rotarygaspar.org.br.