Minha querida agenda (3)
-
(Fotos: )
Não tem aquela do "meu querido diário" da nossa bela e ingênua juventude? Eram tão preciosos que, escondidos a sete chaves, constituíam um verdadeiro tesouro. E ai de quem se atrevesse a lê-lo sem ordem expressa ou total permissão de seu autor. Esta recordação vem-me à mente ao receber da minha editora, Kássia "Kiss" (não confundir com a atriz) Dalmagro, devidamente personalizada - Gervásio Tessaleno Luz - Colunista - Prosa e Verso - a agenda Jornal Metas 2017.
Ocupam espaço especial na minha biblioteca, totalmente preenchidas, as edições anteriores, as que trazem na capa as fotos de nossa cronista social Juli Deschamps e da prefeitura, respectivamente.
A temática da agenda 2012 foi a história da cidade de Gaspar. Ano seguinte, foi enfocada a ecologia, reunindo em fotos memoráveis nossa flora e nossa fauna. Em 2014, a Copa do Mundo, 2015, o turismo no Vale Europeu. Ano passado foi a hora e a vez das famílias gasparenses. E agora, neste novo ano, o enfoque recaiu nas "Pessoas de ontem, as ruas de hoje".
Reproduzimos a esclarecedora apresentação:
"As ruas de Gaspar revelam boas histórias. Algumas surgiram como estreitos caminhos ou becos, por iniciativa de agricultores que precisavam fazer chegar a produção até o centro da cidade. Essas estradas rurais se transformaram mais tarde em ruas e avenidas.
Além das histórias de sua própria origem, as ruas de Gaspar têm em seus nomes a memória de homens e mulheres.
Líderes de famílias de imigrantes que ocuparam, algumas delas há mais de um século, grandes faixas de terras no interior e, dessa forma, contribuindo para a expansão de Gaspar. Pessoas que ousaram empreender numa época de grandes dificuldades e desafios.
Hoje, essas ruas têm um significado muito forte para a comunidade gasparense e, ao mesmo tempo, se tornam caminho fértil para quem pesquisa a nossa história.
Mais uma vez, a professora e pesquisadora Leda Maria Baptista caminhou na linha do tempo para trazer aos nossos leitores as origens e a vida de mais de 50 personalidades que dão nome a ruas de Gaspar.
Elas estão reunidas na AGENDA 2017 DO JORNAL METAS. Um trabalho inédito e de valor inestimável. Gaspar merece!"
E como! - dizemos nós.
Imitando os anúncios de antigamente: "à venda nas melhores casas do ramo!"
Deixe seu comentário