Convenções foram realizadas neste sábado e domingo

O fim de semana termina com definições no campo político estadual visando as eleições deste ano. Os principais partidos políticos definiram candidatos ao governo do estado, vice, senado federal e a nominata à Assembleia Legislativa e Câmara Federal. Os partidos têm até 15 de agosto para registrar as chapas.

O MDB, maior sigla partidária do estado, confirmou o que já vinha sendo veiculado na mídia e não terá candidato ao governo do estado. Na convenção, realizada na manhã de sábado, os filiados decidiram que o partido vai indicar o vice na chapa do governador Carlos Moisés, candidato à reeleição pelo Republicanos. O nome emedebista será o do empresário joinvillense Udo Döhler.

Já os Progressistas confirmaram, também em convenção na manhã deste sábado na capital, a candidatura ao governo do estado, Espiridião Amin. Governador por duas vezes, Amin ocupa atualmente uma das vagas de Santa Catarina no Senado Federal. A convenção do partido teve a presença de lideranças do PSDB, o que pode ser um indicativo de que o vice- do PP sairá do ninho tucano.

O União Brasil oficializou Gean Loureiro como candidato a governador de Santa Catarina. Além dele, Eron Giordani (PSD) será o vice-candidato. A convenção do partido, realizada no Centrosul, em Florianópolis, aprovou ainda o nome do ex-governador Raimundo Colombo (PSD) para o senado. Colombo governou Santa Catarina por oito anos, e também já ocupou vaga no Senado Federal. A convenção do PSD foi realizada junto com a do União Brasil.

O atual ocupante do Governo do Estado, Carlos Moisés, oficializou a candidatura à reeleição em convenção do Republicanos na noite de sábado, na Assembleia Legislativa. O seu vice será o Udo Döhler.

PSTU

O PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado) oficializou, em convenção partidária virtual na manhã deste domingo (24), a candidatura de Alex Borges Alano, 47 anos, ao governo de Santa Catarina. O professor de filosofia da rede pública terá Gabriela Santetti, 31 anos, como vice, em chapa exclusiva de membros do partido.

Podemos

O Podemos irá apoiar Carlos Moisés, colocando ao lado do atual governador lideranças municipais expressivas como os prefeitos Mário Hildebrandt (Blumenau), Eduardo Freccia (Palhoça), Emerson Maas (Mafra) e Paulinho (Bombinhas).

PTB

O PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) oficializou na manhã de sábado (23) a candidatura do deputado estadual Kennedy Nunes ao Senado Federal


Candidatos a governador

Esperidião Amin (PP);

Carlos Moisés (Republicanos), Udo Döhler (MDB) vice;

Gean Loureiro (União Brasil) e Eron Giordani (União Brasil) vice;

Odair Tramontin (Novo), Ricardo Althoff (Novo) vice;

Alex Borges Alano (PSTU)


Senado

Kennedy Nunes (PTB);

Celso Maldaner (MDB);

Raimundo Colombo (União Brasil);

Luiz Barboza Neto (Novo)


Outras convenções

PT : Convenção nesta segunda-feira (25), a partir das 18h

PL: Convenção no dia 5 de agosto