Elas irão mostrar a tendência do eleitorado catarinense para os cargos de Presidente da República, Governador do Estado e Senador

O Jornal Metas, por meio da Associação dos Jornais do Interior de SC (ADJORI/SC), vai divulgar três pesquisas de intenção de votos antes do primeiro turno das eleições, que acontece em 2 de outubro. As sondagens serão feitas para Presidente da República (somente em SC), governador do estado e senador. A primeira delas está sendo finalizada e será divulgada a partir desta terça-feira, dia 2. No Jornal Metas impresso, ela será apresentada na edição da próxima quarta-feira (3). Outros jornais associados da Adjori/SC também irão divulgar a pesquisa.

As pesquisas foram encomendadas junto à Visão Pesquisas, empresa de Santa Catarina com mais de 18 anos de atuação no mercado. Além da preferência do eleitor para os referidos cargos, a pesquisa vai aferir o desempenho do Governo Federal e Estadual, além da confiabilidade no sistema eleitoral brasileiro.

Para o presidente da Adjori/SC, José Roberto Deschamps, a parceria vai permitir que os eleitores que leem os jornais associados da Adjori/SC tenham acesso a uma informação valiosa e de grande interesse público. "Serão três momentos para conferir a movimentação da vontade do eleitor", observa Deschamps.

A primeira sondagem entrevistou 1.541 eleitores de forma presencial, em municípios de todas as regiões do Estado, no período de 12 a 23 de julho de 2022. A margem de erro é de 2,5% e o nível de confiança é de 95%. O número de registro da pesquisa no TRE/SC é 09655/2022. O resultado será apresentado nos jornais impressos e on-line da Adjori/SC. A Visão Pesquisa também fornecerá um link para acesso ao conteúdo total da sondagem eleitoral em seu portal. "Pelo nosso site, o eleitor poderá fazer vários cruzamentos e checar a força de cada candidato, de acordo com a região do Estado, a escolaridade, o nível econômico, a idade e o sexo dos entrevistados", explica Marcelo Buratto, da área comercial da empresa.

Expertise

A Visão Pesquisas está há mais de 18 anos no mercado. Além da área Político Eleitoral (que trata da Imagem/Perfil do Candidato; Avaliação do Plano de Governo; Prévia Eleitoral e Monitoramento de Intenção de Voto), a empresa atua também em sondagens da Administração Pública (Políticas Públicas; Gestão, Qualidade dos Serviços e Identificação de Necessidades Sociais); Área Organizacional (Recrutamento, Integração, Envolvimento e Retenção de colaboradores; Avaliação de Desempenho); Planejamento (Segmentação de Mercado e Lançamento de Produtos); Marketing (Perfil do Consumidor, Hábitos e Atitudes , Identidade Visual e Presença de Marca) e Pesquisa de Satisfação voltada aos Clientes.