Evento reúne grandes pensadores da atualidade em debate que envolve ética e cidadania
O feriado da Proclamação da República pode não ser apenas um dia para descanso. Essa, ao menos, é a ideia de um grupo de "notáveis" que participa do projeto "República dos Filósofos do Brasil". O evento reunirá, no dia 15 de novembro, no Centreventos Luiz Henrique da Silveira, em Itajaí-SC, grandes pensadores da atualidade para um debate sobre ética e cidadania, tendo como foco o comportamento dos governantes e cidadãos - tanto na história do Brasil como na atualidade. O objetivo é questionar, confrontar e refletir sobre o passado e o futuro do Brasil. Na mesa de debates Leandro Karnal, doutor em História Social; Clóvis Barros Filho, jornalista e doutor em Ciências da Comunicação; Marcelo Tas, jornalista, apresentador e escritor; e Pedro Simon, ex-senador da República.
Na primeira parte do evento, os palestrantes falarão individualmente, com Pedro Simon abrindo o ciclo de palestras com "A Ética na política é possível". Marcelo Tas, que atualmente comanda o programa "Papo de Segunda", no GNT, virá logo a seguir com "A Diluição da autoria"; Clóvis de Barros Filho explanará sobre "A complexidade das escolhas". Fechando essa segunda etapa, Leandro Karnal trará a palestra "Todos contra Todos". Com exceção do ex-senador Simon, os demais assumem o comando do evento para um debate, com início marcado para às 20h10min.
De acordo com Ivan Jasper, idealizador e produtor do República dos Filósofos do Brasil, a filosofia tem assumido um papel importante no atual cenário nacional e é fundamental que eventos neste formato democratizem a informação e diferentes pontos de vista acerca de temas da atualidade. "Pensadores, escritores e filósofos têm tomado a dianteira deste despertar do cidadão como amigo do saber e da ciência, auxiliando na curadoria de conteúdo relevante", destaca Jasper.
Além dos palestrantes já confirmados, haverá uma completa estrutura de cafés, livrarias, áreas de bem-estar e acomodação do público. O intuito é proporcionar uma maior interação e discussão dos assuntos em questão. "Profissionais de diferentes áreas, do Direito à Comunicação, da Educação à Administração, sejam empregados ou empregadores, funcionários ou autônomos, e todos que desejem ampliar o seu saber e fortalecer seu poder de opinião acerca de temas da atualidade são nossos convidados", completa o organizador. Outro destaque da 1ª edição do República dos Filósofos é a oportunidade de escritores e autores exporem e comercializarem suas obras.
Deixe seu comentário