Eles desenvolveram em suas cidades projetos tecnológicos que facilitam o dia a dia do cidadão

Dezoito prefeitos de Santa Catarina vão receber o título de "Prefeito Inovador 2023" em evento de abertura, nesta quinta-feira (17), do 6º Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes, em Itajaí. O evento, que é promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Itajaí, por meio da Secretaria Municipal de Tecnologia (Setec), reunirá, no Centreventos, prefeitos, gestores, servidores e vereadores de todo o Estado para tratar de tecnologia e inovação no desenvolvimento das cidades. Entre os prefeitos que receberão o título está Érico de Oliveira, o Dida, de Ilhota, pela iniciativa de implantar câmeras de monitoramento nas escolas da rede pública municipal. 

Para a seleção dos Prefeitos Inovadores (confira a lista abaixo), foram considerados diversos fatores entre eles a utilização da tecnologia de forma estratégica na gestão pública através de ações implantadas na atual gestão (2020-2024) e que estão contribuindo na melhoria da prestação de serviços e qualidade de vida do cidadão. “Valoriza os gestores que estão utilizando a tecnologia como estratégica para tomada de decisão e facilitar a vida das pessoas”, destaca o diretor da RCD, José Marinho.

Na sexta-feira (18), segundo dia de evento, também serão conhecidos os 10 Projetos Inovadores do Estado. No evento, diversos prefeitos e gestores mostram como as Prefeituras têm investido em governos digitais e na transformação digital com foco no desenvolvimento socioeconômico. Entre os convidados confirmados estão os prefeitos de Florianópolis, Topázio Neto, de Concórdia, Rogério Pacheco, de Porto Belo, Joel Lucinda, de Itajaí, Volnei Morastoni, de Timbó, Jorge Kruger, e do prefeito de Guaratuba (PR), Roberto Justus.

A inteligência de dados, Parcerias Público-Privadas (PPP) e as tendências da Inteligência Artificial nas cidades inteligentes também são temas abordados no Congresso. “O momento é desafiador, mas que apresenta diversas possibilidades para geração de emprego, renda e eficiência dos serviços prestados por meio da transformação digital da máquina pública, melhorando a qualidade de vida das pessoas”, completa Marinho.

As políticas públicas do Governo do Estado para apoiar a inovação nas cidades serão apresentadas pelo Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina, Diogo Quintino. Uma feira de soluções tecnológicas também acontece paralela ao ciclo de palestras. Os gestores poderão conhecer ferramentas voltadas para diversas áreas da
administração pública, disponibilizadas pelas empresas.