Prefeito disse que as mudanças são necessárias para reoxigenar o governo


Prefeito (à esquerda) explicou que as mudanças vão dar mais dinamismo à administração / FOTO: ALEXANDRE MELO/JORNAL METAS

O prefeito Kleber Wan-Dall explicou à imprensa, no começa da tarde desta segunda-feira (20), as mudanças que vão ocorrer no primeiro escalão do governo nas próximas semanas. Segundo ele, as mudança se fazem necessárias para dar um novo dinamismo à administração, reoxigenar o governo. Além das cinco já antecipadas pelo Jornal Metas, Wan-Dall confirmou uma sexta mudança no primeiro escalão: a troca na Secretaria do Planejamento Territorial. O atual titular da pasta, engenheiro Alexandre Gevaerd, assume uma diretoria dentro do Planejamento, que será responsável pelos projetos maiores: Mobilidade Urbana, Plano Diretor e Anel de Contorno. A ideia, de acordo com o prefeito, é potencializar mais a capacidade técnica de Gevaerd, que tem grande expertise na área de projetos voltados para o desenvolvimento urbano. Em seu lugar assume Cleverton João Batista, que traz na bagagem experiência em administração pública, tendo atuando como secretário de Estado da extinta Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Blumenau e na Diretoria de Operações do Samae de Blumenau. "O Cleverson vai cuidar mais da gestão administrativa da pasta, ou seja, coisas do dia a dia, enquanto o Gevaerd vai trabalhar em grandes projetos", acentuou Wan-Dall. O prefeito admitiu que algumas das mudanças foram pensadas já projetando as eleições municipais de 2020, porém, garantiu que procurou conciliar esses interesses com a gestão da cidade. "É claro que já estamos pensando nas eleição do ano que vem, porém, estamos realizando essas mudanças usando também critérios técnicos", justificou.

Além da mudança na Secretaria de Planejamento Territorial, o prefeito oficializou a saída do seu chefe de gabinete, Pedro Inácio Bornhausen. A vaga será ocupada pelo atual titular do programa Gestão Compartilhada (Gecom), Roni Müller. A mudança, neste caso, também será administrativa, pois o prefeito explicou que a atuação do novo chefe de gabinete será um pouco diferente do atual ocupante do cargo. "O Pedro trabalhou mais em grandes projetos para Gaspar envolvendo várias secretarias, como o "Avança Gaspar"; já o Roni terá um trabalho mais focado no gabinete". Wan-Dall lamentou a saída de Bornhausen, que deve ocorrer somente em 1º de junho. "O convite que fiz ao Pedro, logo após a nossa vitória nas eleições de 2016, não teve conotação política, mas por entender que a capacidade dele em gestão pública era fundamental para o governo. E isso se comprovou até aqui, o Pedro é um grande profissional e acredita na nossa cidade", elogiou Wan-Dall. O prefeito revelou que a ideia é que Bornhausen não se afaste totalmente do governo. "Ele vai continuar integrando o Conselho da Cidade e ajudando a administração com o seu conhecimento e experiência". Bornhausen enfatizou que a sua saída é uma decisão pessoal. "Logo após a eleição, quando o prefeito me convidou para fazer parte do governo, eu decidi aceitar porque esse era um cargo do prefeito é não dos partidos. É claro que o Pedro é do PP e as pessoas dificilmente dissociam isso, mas acho que superamos bem isso. Há 70 dias já vinha conversando com o prefeito sobre a minha saída, e isso porque eu estive sempre muito próximo dele, podendo fazer, com ele, as avaliações do governo e foi numa dessas conversas que eu disse a ele que entendia ser esse o momento de sair, pois ele também precisava reoxigenar o governo. A minha decisão foi bem entendida", contou Bornhausen. Ele também não vê nenhum prejuízo para o seu partido. "O espaço do PP dentro do governo é do vereador Melato (presidente do Samae), do André Waltrick (secretário de Agricultura) e do vice-prefeito Luiz Carlos Spengler Filho, portanto, não vejo que o PP esteja perdendo espaço. O prefeito trocou uma pessoa da sua confiança, que queria sair, neste caso eu, por outra também da sua confiança". Para finalizar, Bornhausen disse que deixa o governo feliz com o que fez e que encerra definitivamente a sua participação na gestão pública. "Aproveito para dizer que não estou saindo para participar da eleição do próximo ano, a minha participação em eleição encerrou há muito tempo, quando fui candidato a deputado estadual (em 2002), e agora voltei para fazer este trabalho com o Kleber apostando que é possível mudar Gaspar, mas que fique claro que estou encerrando a minha participação no administração pública", concluiu.

De todas as mudanças, a da área da Saúde foi a que mais surpreendeu. José Carlos Carvalho Junior, atual diretor-presidente da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (FMEL) vai assumir uma das mais importantes pastas da administração municipal. O prefeito, porém, afirmou confiar plenamente na capacidade de gestão do seu novo secretário e lembrou que a área da Saúde é um desafio constante independente de quem venha a assumir a pasta. Wan-Dall também lembrou que o governo vem investindo bastante na saúde municipal e citou algumas conquistas, como o fim da fila de espera para cirurgias de cataratas e o número de nascimentos no último mês, que ultrapassou os 80 partos.

O advogado Carlos Roberto Pereira, que estava na Saúde, retorna para a Fazenda e Gestão Administrativa no lugar do advogado Felipe Braz, que volta para a Procuradoria do Município. Jorge Pereira, que já vinha atuando dentro do governo, assume no lugar de José Carvalho Junior. Essas mudanças, de acordo com o prefeito, vão ocorrer gradativamente porque ainda é necessário uma transição entre quem, chega e quem sai. "A única mudança imediata é no Planejamento", acrescentou. Já para o Gecom, o prefeito disse ainda não haver um nome, assim como a Ditran, atualmente com um interino. Outras mudanças irão ainda acontecer nos cargos de segundo escalão nas próximas semanas. Veja as mudanças no governo.

1 - Chefe de Gabinete


Sai Pedro Bornhausen


Entra Roni Muller



2 - Secretaria da Fazenda e Gestão Administrativa


Sai Felipe Braz



Entra: Roberto Pereira



3 - Secretaria da Saúde


Sai: Roberto Pereira



Entra: José Carlos Carvalho Junior


4 - Fundação Municipal de Esportes


Sai: José Carlos Carvalho Junior



Entra: Jorge Pereira


5 - Secretaria de Planejamento Territorial


Sai: Alexandre Gevaerd


Foto Michele Lamin

Entra: Cleverson João Batista


6 - Gecom - indefinido


Sai: Alexandre Gevaerd


Entra: Indefinido