Plenário da Câmara Municpal ficou praticamente lotado para a solenidade que marcou a posse da 19ª legislatura mirim.

Os 13 vereadores mirins e seus respectivos suplentes com autoridades na posse da 19ª legislatura //FOTO: ALEXANDRE MELO/JORNAL METAS


Atualizada às 14h20min de 10/03/2023

Os 13 vereadores mirins, eleitos em 15 de fevereiro deste ano, tomaram posse em solenidade na tarde desta quinta-feira (9), na Câmara Municipal de Gaspar. O mandato vai até 31 de dezembro deste ano. Autoridades municipais, pais, professores e diretores de escolas de Gaspar ocuparam praticamente todas as dependências do plenário da Casa, para prestigiar o programa que acontece pela 19ª vez no município. Os trabalhos foram coordenados pelo presidente do Legislativo, vereador Ciro André Quintino (MDB), e secretariado pela vereadora mirim eleita, Helena Corsani Ribeiro, da Escola Madre Francisca Lampel. O Poder Executivo esteve representado pelo vice-prefeito, Marcelo de Souza Brick (Sem Partido). O secretário Municipal da Educação, Emerson Antunes, também se fez presente, assim como os vereadores Dionísio Bertoldi (PT), André Waltrick (PP), Norberto dos Santos (MDB), Roberto Procópio (PDT) e José Carlos Carvalho Junior (MDB).

Ao ocupar a tribuna, a atual coordenadora do Programa Vereador Mirim, advogada Simone Makki, lembrou que o objetivo principal é dar voz a quem representa o futuro da cidade. "Sejam éticos, honestos, participativos, colaborativos, propositivos, e exerçam seus cargos com responsabilidade e respeito aos colegas e cidadãos", discursou.

Falando em nome dos vereadores da legislatura 2022, a ex-vereadora mirim, Anna Paula Pinheiro, disse que a experiência foi inesquecível. "No começo foi tudo diferente, pois eu nunca havia entrado em uma Casa de Leis", admitiu. A jovem estudante, que chegou a presidir a Mesa Diretora Mirim, contou ainda que aprendeu que nem todos têm os mesmos posicionamentos, e que isso é que torna as pessoas individuais, e acrescentou: "Façam tudo o que os seus antecessores não conseguiram fazer e muito mais, afinal, foram eleitos por uma escola que vê em vocês potencial. Façam tudo o que puderem e aproveitam ao máximo o tempo que estiveram aqui".

Criador da Resolução Nº 7, de 29 de abril de 2004, quando era presidente da Câmara Municipal, o vereador José Hilário Melato (PP) destacou o fato do Programa ter proporcionado a centenas de adolescentes a oportunidade de darem a sua parcela de contribuição à cidade e suas escolas, levando ao Executivo as reivindicações dos colegas e pessoas da comunidade. O vice-prefeito, Marcelo de Souza Brick, afirmou que os vereadores mirins são hoje exemplos para a cidade, para suas escolas e comunidades. "Estamos formando jovens lideranças e quem sabe futuros vereadores, vereadoras, prefeitos e prefeitas da nossa cidade”.

O presidente da Casa, Ciro Quintino, lembrou que os vereadores mirins foram eleitos para exercerem um papel importante, que é o de representar os interesses da comunidade. "Vocês têm a oportunidade única de fazer a diferença e ser a esperança de um futuro melhor. Ciro lembrou que a política muitas vezes é vista com desconfiança e descrença pela população. "No entanto, eu acredito que podemos mudar essa realidade começando pela nossa Casa de Leis e com vocês vereadores mirins. Vamos mostrar que é possível fazer política de forma mais transparentes, mas justa e muito mais democrática. Vocês tem o poder propor leis e ações que vão beneficiar a todos os cidadãos gasparenses, especialmente aqueles que mais precisam. Não se esqueçam ouvir a população, de estar presente nas comunidades, de se informar e de se capacitar para tomar decisões responsáveis; sejam humildes e honestos em suas ações e sempre coloquem os interesses da coletividade acima dos interesses pessoais", Ciro finalizou dizendo que os vereadores mirins são a o futuro da cidade do país. "Não subestimem a importância do trabalho que estão iniciando, sejam persistentes, comprometidos e confiantes em suas habilidades de ideias, não desistam nunca diante das dificuldades e das críticas, mas ouçam e reflitam sobre todas elas para crescerem e melhorarem sempre".

Vereador mirim empossado, Eduardo Ames segue os passos do irmão mais velho, Leonardo Ames, que em 2016 participou do Programa Vereador Mirim e chegou a assumir a presidência da Mesa Diretora Mirim. Aluno da Escola Zenaide Schmitt Costa, Eduardo disse estar muito feliz por participar do programa e antecipou que uma das reivindicações que irá propor na primeira sessão do ano é a colocação de um toldo da calçada até o portão de entrada da escola. "Em dias de chuva, os estudantes se molham bastante", justificou. A mãe, Cleide Utzig Ames, estava orgulhosa do filho. "A gente precisa estar sempre ao lado dos filhos, essa é a segunda vez que passamos por essa experiência, o que anima mais a gente. Cleide observa que os filhos crescem muito com essa experiência. "Eu tenho a sorte de ter o Eduardo que foi o mais votado entre todos os vereadores mirins eleitos. Em casa, segundo ela, os dois têm todo o apoio para buscarem seus sonhos. “Eu posso dizer aos pais que deixem seus filhos participar do Vereador Mirim, para nós, pais, é muito gratificante e os filhos crescem muito, desenvolvendo algumas habilidades como a de falar em público e criar liderança. Eles gostam muito de política e o Programa Vereador Mirim é uma forma deles conhecerem o funcionamento do Poder Legislativo, nós, pais, vamos sempre apoiá-los".

Autismo

Novidade nesta legislatura mirim é a presença de um vereador e de um suplente portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ygor Matheus Andrietti, 11 anos, foi eleito representante da Escola Luiz Franzói, localizada no bairro Bateias. O jovem disputou a eleição contra outras duas alunas e venceu com margem apertada: 12 votos (66 a 54). Como a fruta não cai longe do pé, Ygor é filho do ex-vereador Vando Andrietti. Orgulhoso, o jovem estudante revelou que se candidatou porque quer seguir os passos do pai na política. Ygor conta que não pediu o voto diretamente para os colegas, mas usou o sinal das mãos para isso. "Eu chegava nos colegas e dizia: - se não sabe em quem votar, agora já sabe e fazia o "Y" com os dedos", diverte-se Ygor. Entre as reivindicações que pretende levar para o legislativo mirim, ele destaca quatro: construção de calçada próximo à escola, pintura de faixa de pedestres em frente à escola, criação do Jornal da Luiz Franzói e até a implantação de uma enfermaria. A mãe, Mariani Andrietti explica que o filho tem autismo de grau leve, que foi descoberto quando ele tinha quase 10 anos. “O Ygor é bastante ansioso, porém, é muito comunicativo, ao contrário da maioria dos autistas que são introvertidos. Mariani relembra que o filho já queria se candidatar ao Programa Vereador Mirim logo nos primeiros anos na escola. “Nós explicamos que era preciso atingir a idade, agora surgiu a oportunidade e nós o apoiamos porque nunca duvidamos da capacidade dele". A mãe conta que o filho sempre foi muito participativo na escola, foi aluno do Proerd - ?Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência da Polícia Militar - e vendedor de rifas para ajudar nos eventos internos da escola. “Eu estou muito feliz que o Ygor esteja participando do Vereador Mirim, pois é também uma forma de inclusão", observa Mariani. O pai, Vando, também diz estar muito orgulhoso do filho. "Ele tem todo o nosso apoio", enfatiza.

Confira a lista dos novos vereadores mirins e seus suplentes (c/fotos da posse)

Escola De Educação Básica Frei Policarpo

Alyson Renan Cardoso - 157 Votos - Vereador Mirim

Escola De Educação Básica Norma Monica Sabel

Geovanna J.Cavalcante – 85 Votos – Vereadora Mirim

Escola De Educação Básica Professor Vitório Anacleto Cardoso

Izabely Da Cruz Rocha – 137 Votos - Vereadora Mirim

Escola De Educação Básica Ferandino Dagnoni

Nicolas Bornhausen – 58 Votos – Vereador Mirim

Escola De Educação Básica Luiz Franzói

Ygor M.Andrietti – 66 Votos – Vereador Mirim

Escola De Educação Básica Zenaide Schmitt Costa

Eduardo Ames – 226 Votos - Vereador Mirim

Escola De Educação Básica Frei Godofredo

Bruna Bernardo Corrêa Manhaes – 267 Votos – Vereadora Mirim

Tainara Moraes Ribeiro – 61 Votos - Suplente

Colégio Madre Francisca Lampel

Helena Corsani Ribeiro – 64 Votos – Vereadora Mirim

Colégio Uni

João Antônio Schafer Muller – 66 Votos – Vereador Mirim

Escola De Educação Básica Professora Dolores Luzia Dos Santos Krauss

Kauê Felipe Da Silva – 110 Votos – Vereador Mirim

Escola De Educação Básica Ivo D’aquino

Gabriel Henrique Dauenheimer Bruch – 161 Votos - Vereador Mirim

Escola De Educação Básica Olímpio Moretto

João Pedro Alves De Andrade – 85 Votos – Vereador Mirim

Escola De Educação Básica Marina Vieira Leal

Kamille Scherer – 101 Votos – Vereadora Mirim


SUPLENTES

Escola De Educação Básica Frei Policarpo

Monique Teixeira – 51 Votos

Escola De Educação Básica Norma Monica Sabel

Andriely Maciel De Oliveira – 83 Votos

Escola De Educação Básica Professor Vitório Anacleto Cardoso

Iago Matheus P. Da Silva – 48 Votos - Suplente

Escola De Educação Básica Ferandino Dagnoni

Tais Lenhardt – 43 Votos - Suplente

Escola De Educação Básica Luiz Franzói

Gabriela Zermiani – 54 Votos - Suplente

Escola De Educação Básica Zenaide Schmitt Costa

Gabriele Luiza De Andrade – 39 Votos - Suplente

Escola De Educação Básica Frei Godofredo

Tainara Moraes Ribeiro – 61 Votos - Suplente

Colégio Madre Francisca Lampel

Bernardo W.Schramm – 59 Votos - Suplente

Colégio Uni

Bruno Pelisser Schramm – 25 Votos - Suplente

Escola De Educação Básica Professora Dolores Luzia Dos Santos Krauss

Helena Simon Wolff – 106votos - Suplente

Escola De Educação Básica Ivo D’Aquino

Isabel Luisa De Souza Da Conceição – 89 Votos - Suplente

Escola De Educação Básica Olímpio Moretto

Ryan G. Mazetto Dos Santos – 17 Votos - Suplente

Escola De Educação Básica Marina Vieira Leal

José Paulo Lana – 28 Votos – Suplente

SIGA O JM NAS REDES:

Google News Google News Google News Google News