Na sessão desta terça-feira (9), o parlamentar se despediu dos colegas de legislativo e anunciou que está retornando à pasta

O novo secretário de Saúde de Gaspar é o vereador José Carlos Carvalho Junior (MDB). Na sessão legislativa desta terça-feira, dia 9, Dr. Junior, como é conhecido, se despediu dos colegas de legislativo e anunciou que está retornando ao comando da Secretaria, onde esteve de maio de 2019 a março de 2020. “Depois de três convites que eu tive do prefeito Kleber para voltar à Secretaria de Saúde não me sentia apto naquela hora porque queria estar aqui (Câmara Municipal), mas desta vez eu resolvi aceitar”, discursou na tribuna. Dr Júnior, porém, deixou aberta a possibilidade de retornar à Câmara Municipal. “A minha despedida quem sabe é temporária, pois tenho mandato até o final do ano”. Ele é também funcionário público de carreira da Prefeitura de Gaspar, atuando junto à Diretoria de Vigilância Sanitária.

O novo secretário de Saúde lembrou que da primeira vez que esteve à frente da pasta chegou a enfrentar o começo da pandemia de Covid-19 e, agora, novamente está diante de um grande desafio que é o crescente aumento do número de casos de dengue no município.

Ele admitiu que as unidades de saúde (ESFs) de Gaspar estão sobrecarregadas, assim como o pronto atendimento do Hospital de Gaspar e anunciou que ainda essa semana a Prefeitura deverá ampliar o atendimento às pessoas com sintomas da doença, com a instalação do Centro de Atendimento Dengue (CAD). No momento, a Prefeitura abriu apenas um Centro de Hidratação junto à Policlínica Municipal. “Nós já temos na policlínica um centro pequeno de hidratação e de atendimento aos pacientes com dengue, mas provavelmente amanhã (quarta-feira/10) sai a definição do local. Vamos ampliar e montar um local maior e mais estruturado para conseguir atender, porque o número de casos vem crescendo”, explicou.

Dr. Junior disse que o cenário da dengue é diferente da Covid-19. “A Covid a gente não conhecia, já a dengue a gente sabe e está aí por culpa nossa. Se temos casos de dengue hoje no município é porque ou nós não cuidamos da nossa casa ou o vizinho não cuidou da dele”, afirmou. Funcionário público de carreira da Vigilância em Saúde, ele revelou que tem acompanhado o trabalho dos agentes na vistoria das casas e observado a dificuldade que eles têm para acessá-las.

O novo secretário finalizou agradecendo a Casa Legislativa, os servidores e colegas parlamentares onde sempre foi muito bem recebido e respeitado. “Vamos para um grande desafio, voltar à Secretaria de Saúde num momento crítico, mas a gente está aqui para servir, por isso aceitei o desafio que é muito grande e tenho certeza que com o grupo que temos vamos conseguir vencer mais essa batalha”. O Governo Kleber Wan-Dall ainda está sem cinco secretários, além da presidência da FMEL. Todos eles deixaram seus cargos na semana passada, quando findou a janela partidária do calendário eleitoral de 2024.