Eleição segue até 17h em 13 escolas do município
Estudantes de 13 escolas de Gaspar estão elegendo a Câmara de Vereadores Mirins de 2024. A eleição vai até às 17h e está acontecendo de forma eletrônica. Estão aptos a votar alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental regularmente matriculados. O resultado, segundo Simone Makki, coordenadora do programa, será conhecido ainda hoje. Neste ano, 63 estudantes se candidataram. O programa Vereador Mirim, que em 2024 completa 20 anos, foi criado como uma forma de aproximar o legislativo municipal dos jovens, além de desenvolver novos líderes, para que possam hoje e no futuro fazerem a política efetiva, justa, igualitária que contribui para o desenvolvimento da cidade, melhorando a qualidade dos munícipes e cidadãos brasileiros. Serão eleitos 13 vereadores e 13 suplentes. Os dois mais votados em cada escola ficam com as vagas.
Participam do programa Câmara Mirim as Escolas de Educação Básica (EEB) Luiz Franzoi, Marina Vieira Leal, Norma Mônica Sabel, Frei Godofredo, Professora Dolores Luzia dos Santos Krauss, Ferandino Dagnoni, Olímpio Moreto, Frei Policarpo, Zenaide Schmitt Costa, Vitório Anacleto Cardoso, Ivo D’Aquino, Colégio Uni e Colégio Madre Francisca Lampel.
Diferente da Câmara de Vereadores, os legisladores mirins permanecem no cargo por apenas um ano, sem direito à reeleição. Essa regra, de acordo com Simone, permite que mais estudantes possam participar do projeto. A posse ocorre somente no próximo ano, juntamente com o recomeço do ano letivo. Na ocasião é também eleita a mesa diretora.
Deixe seu comentário