Vereadores querem mais informações sobre a principal obra viária já em andamento no município


style="width: 100%;" data-filename="retriever">

ARQUIVO JORNAL METAS/Plenário da Câmara de Vereadores aprovou a realização de uma audiência pública


O plenário da Câmara de Vereadores de Gaspar aprovou, nesta semana, a realização de uma audiência pública para debater o impacto da obra do anel de contorno viário no bairro Sete de Setembro. O pedido - requerimento 186/2019 - é de autoria da bancada do PT. Segundo os autores, o objetivo é que sejam apresentados esclarecimentos sobre a drenagem pluvial e o esgotamento sanitário nos trechos 1 e 2 da obra. Essa etapa compreende a interligação da Ponte do Vale com duas Avenidas - Deputado Francisco Mastella e Frei Godofredo.

De acordo com os vereadores, 11 ruas do bairro serão afetadas. "Registra-se que a obra do trecho 1 e 2 passará pela vala mestre, que é a única vala existente no bairro para escoamento das águas pluviais", explicam. O evento ainda não tem data marcada, mas será realizado no bairro Sete de Setembro. Compõem a bancada os vereadores Hamilton Graf, Mariluci Deschamps Rosa e Rui Carlos Deschamps.

O contorno 

O projeto do Anel de Contorno Viário está inserido no programa Avança Gaspar e vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Planejamento Urbano e Territorial desde 2017, quando foi elaborado o projeto inicial e apresentadas as propostas para a comunidade. Em 2018 foi aberto edital de licitação para empresa para apresentar os estudos e elaborar os projetos dos trechos 2, 4, 7 (e ramais) e os ramais 6R1 e 6R2. Também em 2018 foi assinado o contrato com o Finisa para o Avança Gaspar.

O projeto compreende oito trechos, interligando diversas vias de acesso e rodovias que passam pelo município. As obras começaram no final de 2018 pelo trecho 4, que interliga a rua São Bento com a rua Rodolfo Vieira Pamplona, no bairro Gaspar Mirim. Esta etapa está sendo executada em parceria com a iniciativa privada: a Edifika Terraplanagem, que doou o terreno e executa a obra, em uma extensão de aproximadamente 500m. As obras desse trecho seguem no terreno do empresário Osvaldo Schneider, o Paca, em um trecho de mais de 700m e que devem ser concluídas até julho de 2020. O trabalho no trecho 2 - que irá ligar a Avenida Frei Godofredo, no bairro Santa Terezinha, com a Avenida Francisco Mastella, no bairro Sete de Setembro, também já foi iniciada.