Doze profissionais com 25 anos ou mais de profissão receberam moção de congratulações do legislativo

Em Sessão Solene na noite de quinta-feira (19), a Câmara Municipal de Gaspar homenageou 12 médicos com 25 anos de profissão no município. Segundo a presidência, foi uma forma de reconhecer o trabalho dos profissionais que dedicam grande parte de suas vidas ao cuidado da saúde da população. No dia 18 de outubro celebra-se o Dia do Médico
A vereadora Mara Lúcia Xavier dos Santos da Costa e o vereador José Carlos de Carvalho Junior, por serem profissionais ligados à área da Saúde, falaram em nome dos demais vereadores. (confira mais fotos no final da reportagem)

"Gaspar pode se orgulhar de ter profissionais tão renomados, competentes e experientes como nossos homenageados, especialistas e referências em suas áreas. Estamos felizes em promover esta sessão e somos gratos a vocês. Que Deus os abençoe”, disse Mara.

A sessão teve ainda uma homenagem póstuma ao médico João Leopoldino Spengler que devotou 50 anos da sua vida profissional à população gasparense. Dr. João  faleceu em 18 de outubro do ano passado. A viúva, Maria Helena Spengler, que também foi homenageada, e o filho João Cláudio Spengler representaram a família.

Falando também em nome dos homenageados, João Claudio destacou que os homenageados são reconhecidos pela dedicação e trabalho pela cidade. Agradeceu ainda a homenagem a seu pai.
João Cláudio lembrou ainda que a medicina requer muito empenho, conhecimento e dedicação, mas na sua essência é algo simples e singelo. “É um sentimento que acompanha o doutor desde a infância, é gostar de gente, das relações humanas, olhar o outro com respeito e trata-lo com amor e dignidade”.
Ressaltou que falar de seu pai, era motivo de orgulho e emoção. “Uma pessoa íntegra, ética, bondosa e de muita fé. Amado por nós familiares e também por seus pacientes. Para doutor João, desde que adentrou na profissão, não existia dificuldade e nem mesmo falta de horário, estava sempre pronto. Sempre dizia que em seus planos nunca esteve aposentar o jaleco”, relembrou. Encerrando, agradeceu à Câmara Municipal pela oportunidade e parabenizou a todos os homenageados. 

O presidente de Casa, vereador Ciro André Quintino, destacou a dedicação dos profissionais ao trabalho. Para ele, os médicos são heróis silenciosos que dedicam suas vidas a uma causa nobre, que colocam a saúde e o bem-estar da comunidade em primeiro lugar. “Estou falando dos médicos de Gaspar, aqueles que, com seus esforços incansáveis, tornam nossa cidade um lugar mais saudável e seguro. Os médicos não são apenas profissionais de jaleco branco, são anjos da guarda que enfrentam desafios diários para aliviar o sofrimento e trazer cura”, disse.
Ciro destacou ainda que os médicos não hesitam em acorrer a qualquer hora do dia ou da noite, sacrificando suas próprias horas de sono e aconchego familiar para garantir que as pessoas fiquem bem. O parlamentar lembrou que durante a pandemia foi possível testemunhar a dedicação excepcional da equipe médica de Gaspar que enfrentou desafios sem precedentes e arriscou a própria vida para salvar outras, e reconheceu que a medicina não é apenas uma profissão, mas uma vocação, uma paixão.
Por fim, disse que a celebração não era apenas pelo que fazem os médicos, mas por quem são. “Suas vidas são um testemunho de humanidade, compaixão e serviço desinteressado. Obrigado por serem os guardiões de nossa saúde e por trazerem luz à nossa comunidade”, finalizou o presidente da Casa.


Tags

  • camara
  • Gaspar
  • legislativo
  • Médicos