Evento ocorreu na noite desta segunda-feira, antevéspera do 7 de Setembro
A Câmara de Vereadores de Gaspar celebrou nesta segunda-feira (5) os 200 anos de Independência do Brasil. A sessão solene contou com a presença do centenário Coro Misto Santa Cecília, que deu brilho ao evento, sob regência do maestro Dayro Bornhausen.
Em pronunciamento, a presidente da Câmara, Franciele Back, rememorou a importância da participação de mulheres, negros e pobres no fato histórico, relatando a história de Maria Quitéria de Medeiros, uma heroína da pátria, que se vestiu com roupas de homem para lutar pela independência do país.
"Eu repito: a nossa emancipação foi feita por muitas pessoas. Mesmo com todos os desafios, obstáculos e reveses de ser brasileira, tenho orgulho de pertencer a um país plural, imenso, verde e amarelo, e entender que tudo isso nos ajuda a compreender a nossa própria caminhada", destacou.
Para a suplente de vereador em exercício, Rafa Vancini (MDB), que discursou em nome da 19ª legislatura, a Semana da Pátria deve proporcionar o resgate do civismo e exaltar o patriotismo consciente.
"Que aproveitemos esta celebração para repensar sobre o que é ser independente e sobre o que fazemos, enquanto cidadãos, para melhorar a realidade de nosso democrático Brasil. Mas que não deixemos de nos orgulhar deste país, que não deixemos de acreditar e olhar para o futuro com a esperança de dias melhores para todos nós", ressaltou.
A presidente da Câmara Mirim, Anna Paula Pinheiro Fernandes, representando os vereadores mirins, declarou que "esse patrimônio está em nossas mãos e cabe a cada um de nós fazer valer os nossos direitos de um país democrático, com direito à liberdade de expressão e de escolha, respeitando a todos".
O prefeito Kleber Wan-Dall frisou "que todos nós possamos colocar um tijolo na construção de um país cada vez melhor".
Participaram ainda da sessão o comandante da PM de Gaspar, tenente Alex Matias Souza, e o chefe do Estado Maior do 7º Comando Regional da Polícia Militar (CRPM), tenente-coronel Adair Alexandre Pimentel.
Deixe seu comentário