Objetivo do encontro foi avançar em ações estratégicas
A situação das barragens de contenção das cheias, instaladas no Alto Vale do Itajaí, foi tema de audiência pública promovida pela Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, na noite de quinta-feira, dia 22, em Rio do Sul. Participaram do debate, parlamentares, representantes do governo do Estado, da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi), Associação dos Municípios do Vale Europeu (Amve), Defesa Civil do Estado, além de prefeituras municipais.
A solicitação da audiência partiu do deputado Gerri Consoli (PSD), com o objetivo de avançar em ações consideradas estratégicas para a mitigação das enchentes, que historicamente afetam os municípios da região. O sistema de contenção de cheias é feito por três barragens principais, instaladas nos municípios de Taió, Ituporanga e José Boiteux.
“Precisamos evoluir na manutenção dessas estruturas. Temos projetos prontos para serem colocados em prática, como o canal extravasor de Salto Pilão, a remoção dos maciços, a limpeza, desassoreamento e contenção das margens dos rios, a construção de microbarragens que atendem reservatório de água, tanto para a contenção de cheias, quanto para períodos de estiagem. O governo sinaliza que vai ajudar, nós temos os projetos, e a população precisa destas obras”, destacou o deputado Consoli.
Presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Alesc, o deputado Marquito (Psol), elogiou a iniciativa do colega “Esse debate demonstra a sua preocupação com a condição de vida e segurança da população do Alto Vale, por isso, na condição de presidente do colegiado, fiz questão de estar presente nesta, que é a primeira audiência pública da Comissão no interior do estado”, enfatizou.
O deputado Napoleão Bernardes (PSD), que é da cidade vizinha de Blumenau, falou sobre os impactos das recorrentes cheias em toda a região do Vale do Itajaí.
Deixe seu comentário