Segundo ela, a cultura é a veia por onde a humanidade expressa suas necessidades e crenças

A vereadora Zilma Mônica Sansão Benevenutti (MDB) fez indicação ao Executivo Municipal para a criação da Fundação Gasparense de Cultura. Na justificativa, a parlamentar argumenta que por meio da arte, a humanidade expressa suas necessidades e crenças e são também as representações artísticas que oferecem aos cidadãos elementos que facilitam a compreensão da história dos povos em cada período. “A cultura é um importante meio de obtenção de conhecimento, além de ser um importante vetor de desenvolvimento econômico e de inclusão social. Cada vez mais, a cultura ocupa um papel central no processo de desenvolvimento dos municípios, exigindo das prefeituras o planejamento e implementação de políticas públicas referentes ao setor”, destacou.

Zilma destaca que nos últimos anos, a cultura tem se fortalecido e desenvolvido com inúmeros projetos em funcionamento, além da criação do Arquivo Histórico Documental Leopoldo Jorge Theodoro Schmalz.
Atualmente, a gestão de atividades como a Casa das Oficinas Culturais Dagobert Günther; Oficinas Artísticas Extracurriculares nas unidades de ensino; Biblioteca Pública Municipal Dom Daniel Hostin; Sala de Leitura Vinícius de Moraes; Bibliotecas Escolares, entre outras, é feita pela Diretoria de Cultura, vinculada à Secretaria Municipal de Educação, não contando com orçamento próprio e utilizando recursos oriundos do orçamento da Secretaria Municipal de Educação. “A criação da Fundação Gasparense de Cultura teria o seu próprio orçamento e também condições de buscar recursos estaduais, federais e privados, e o setor poderia ser ainda mais fortalecido” finaliza.


Tags

  • Cultura; Gaspar; crenças
  • fundação; fundo