Por conta do calendário eleitoral, na próxima semana seis pastas vão trocar de titular, além da FMEL
No próximo sábado, dia 6, fecha a chamada janela partidária, que é mais uma etapa no calendário eleitoral visando as eleições municipais deste ano. Os pré-candidatos, que ocupam cargos comissionados na administração municipal, precisam se desincompatibilizar de suas funções seis meses antes da eleição. A janela partidária também permite a troca de partido e novas filiações para quem vai disputar a eleição.
Por conta desse prazo, o governo Kleber Wan-Dall/Marcelo Brick prepara uma grande mudança no secretariado. Das 10 secretarias, seis vão perder seus titulares, além da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (FMEL).
De acordo com o chefe de gabinete, Luiz Carlos Spengler Filho, o Lu, os nomes que vão deixar o governo estão definidos, porém, os substitutos ainda não, até porque o prefeito Kleber está reassumindo o cargo nesta quinta-feira, dia 4, quando então vai se reunir com a equipe e iniciar a remontagem do secretariado. Lu acredita que a partir da próxima segunda-feira, dia 8, o governo vai começar a anunciar oficialmente os novos secretários. Dos secretários que estão deixando as pastas, quatro estão ligados ao MDB e três ao PP (veja ao lado), partidos que integram a aliança política de sustentação do governo municipal.
Duas das mais importantes secretarias vão novamente trocar de mãos. A Secretaria da Saúde e a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, já que seus titulares Martin Santiago Navia e Roni Muller, respectivamente, vão se lançar pré-candidatos a vereador. No caso da Secretaria de Saúde, um dos nomes cotados é o do atual vereador José Carlos Carvalho Júnior (MDB), que já ocupou a pasta no primeiro mandato de Kleber Wan-Dall. Dr. Junior, como é conhecido, é um dos vereadores que não pretende concorrer à reeleição. Porém, a definição e anúncio oficial somente vão ocorrer na próxima semana. Já Roni Muller ficou um ano à frente da Secretaria de Obras.
Quem também está deixando o cargo um ano depois de assumir é Cleverson Ferreira (PP), atual secretário da Agricultura e Aquicultura. De olho na reeleição, ele retorna à Câmara Municipal na próxima semana, reassumindo a vaga que estava com o suplente André Waltrick.
Mudança também na Secretaria de Assistência Social. Salezio da Conceição, o Nei, deixa a função para tentar uma cadeira no legislativo, assim como Carlos Bornhausen, que está saindo da Secretaria de Planejamento Territorial. Emerson Barth, superintendente de Planejamento Territorial, é um dos nomes que vem sendo especulado para substituir Bornhausen. Pablo Fachini também deixa a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo e Rafaele Vancini, a presidência da FMEL, que ocupou por nove meses. Atual suplente de vereadora do MDB, Rafa vai tentar novamente uma vaga no legislativo municipal.
De saída
Martin Santiago Navia (MDB) (Secretaria de Saúde)
Roni Muller (MDB) (Secretaria de Obras e Serviços Urbanos)
Cleverson Ferreira (PP) (Secretaria de Agricultura e Aquicultura)
Salezio Conceição (PP) - Nei (Secretaria de Assistência Social)
Carlos Bornhausen (MDB)(Secretaria de Planejamento Territorial)
Pablo Fachini PP) (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo)
Rafaele Vancini (MDB) (Fundação Municipal de Esportes e Lazer)
Deixe seu comentário