

-
s primeiras ações ocorrem nos dias 20 e 21 de outubro, no Belchior Central (Fotos: Divulgação/TSE)
A iniciativa "Justiça Eleitoral em Movimento" busca aproximar o cartório da população e ampliar o número de eleitores com biometria cadastrada antes das eleições de 2026
A Justiça Eleitoral dará início a uma nova etapa de atendimentos descentralizados em Gaspar e Ilhota, no Vale do Itajaí. A ação, que integra o programa “Justiça Eleitoral em Movimento”, tem como objetivo facilitar o acesso dos eleitores a serviços essenciais, como emissão do primeiro título, regularização de cadastro, transferência de domicílio, atualização de dados e coleta biométrica. O projeto é voltado especialmente aos jovens, que já podem solicitar o título a partir dos 15 anos, incentivando a participação política desde cedo.
A iniciativa visa aproximar o cartório eleitoral da comunidade, especialmente daqueles que enfrentam dificuldades para se deslocar até o centro de Gaspar, onde está localizada a sede da 64ª Zona Eleitoral. Segundo a juíza eleitoral Maria Augusta Tonioli, o foco é antecipar os atendimentos e evitar a sobrecarga nos meses que antecedem o fechamento do cadastro, previsto para 2026. “Nosso objetivo é facilitar a vida do eleitor, levando os serviços até os bairros, evitando filas e tornando o processo mais rápido. A biometria, além de garantir mais segurança, também torna a votação mais ágil”, destacou.
Os atendimentos ocorrerão em cinco etapas, contemplando diferentes regiões dos dois municípios. Em 20 e 21 de outubro, o atendimento será no Belchior Central, em Gaspar, na EEB Vereador Laurentino Schmitt. Em 27 e 28 de outubro, será a vez do Baú Central, em Ilhota, com atividades na EEB Alberto Schmitt. No mês de novembro, as ações chegam ao Alto Gasparinho nos dias 3 e 4, na EEF Professora Ana Lira; ao Bairro Bela Vista, nos dias 10 e 11, no IFSC; e encerram em Bateias, nos dias 24 e 25, na EEB Luiz Franzói.
Embora o atendimento possa ser realizado por ordem de chegada, o cartório recomenda o agendamento prévio para garantir mais conforto e evitar filas. O contato pode ser feito pelo WhatsApp (47) 9 8818-2226, das 13h às 19h. No mesmo canal, os eleitores podem consultar o local de votação, confirmar sua situação eleitoral ou tirar dúvidas sobre o processo.
Tags
- 1
- eleitor
- Eleitoral
- Eleitores
- Justiça
- Justiça Eleitoral
Deixe seu comentário