Primeira Turma da Corte analisa denúncia da PGR; julgamento começa nesta terça-feira e pode resultar em condenações

O Supremo Tribunal Federal (STF) abriu nesta terça-feira, 2 de setembro, às 9h, o julgamento que pode levar à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete aliados acusados de articular uma trama golpista para tentar anular o resultado das eleições de 2022. O grupo integra o núcleo principal da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que será avaliada pela Primeira Turma do Tribunal.

Veja o julgamento de Bolsonaro no STF ao vivo!

O rito processual seguirá o que está previsto no Regimento Interno do STF e na Lei nº 8.038/1990, que define as regras para esse tipo de julgamento. A sessão será conduzida pelo ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma, e terá início com a leitura do relatório do caso feita pelo ministro Alexandre de Moraes, responsável por reunir todas as etapas da investigação e das alegações finais.

Em seguida, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, terá até duas horas para apresentar a sustentação da acusação. Após sua manifestação, os advogados de defesa dos réus poderão fazer uso da palavra, cada um com prazo de até uma hora para apresentar seus argumentos.

As sessões do julgamento já têm as demais datas e horários definidos: 2 de setembro, às 14h; 3 de setembro, às 9h; 9 de setembro, às 9h e às 14h; 10 de setembro, às 9h; e 12 de setembro, às 9h e às 14h.

Tags

  • Golpe de Estado
  • Jair Bolsonaro
  • Primeira Turma
  • stf
  • STF ao viv