Seleção será feita por meio de uma Olímpiada do Conhecimento

O deputado estadual Mário Motta (PSD) reuniu representantes da Tang Chinese Education e da Secretaria de Estado da Educação (SED) para viabilizar o projeto "Para Mudar de Vida", que pretende levar 120 alunos da rede estadual de ensino médio de Santa Catarina para estudar tecnologia em instituições da China.

A proposta, idealizada pelo gabinete do parlamentar, contará com R$ 1 milhão em recursos, conquistados via Edital de Emendas Participativas, destinados à formação em mandarim (idioma falado na China) dos estudantes. O Governo do Estado garantirá passagens e alimentação, enquanto o governo chinês oferecerá moradia e custeará os estudos.

Durante o encontro, o chefe de gabinete Michel Andrade destacou o potencial do projeto para atrair investimentos chineses e fortalecer os laços entre Santa Catarina e o país asiático. A gerente de ensino médio da SED, Jocelete Isaltina, reforçou o impacto para estudantes de cursos técnicos como mecatrônica, mecânica e elétrica.

Parceira estratégica da iniciativa, a Tang Chinese Education atua em 11 países e beneficia mais de 20 mil estudantes por ano. O representante da empresa, Marlon Reis — criador da Lei da Ficha Limpa — reforçou o interesse em ampliar intercâmbios tecnológicos e convidou a delegação catarinense para assinar o termo de cooperação durante um fórum na China, em outubro.

Como próximos passos, está prevista uma Olimpíada do Conhecimento para selecionar os 120 estudantes com melhor desempenho e perfil para a área tecnológica. “Queremos transformar vidas e posicionar Santa Catarina como referência em inovação e cooperação internacional”, afirmou o deputado Mário Motta.