
Chico Anhaia deixa MDB de Gaspar dois dias após a eleição do novo presidente

-
Chico pretende ficar sem partido por um período, mas admitiu ter projeto político (Fotos: ARQUIVO CVG)
Ex-vereador admitiu que a escolha de Ciro pesou, porém, afirmou que já estava descontente com algumas decisões do partido nos âmbitos estadual e federal
Contrariado com algumas decisões do MDB nas esferas estadual e federal, o ex-vereador, de três mandatos, Francisco Solano Anhaia, o Chico, protocolou hoje, junto ao Cartório da 64ª Zona Eleitoral de Gaspar, o seu pedido de desfiliação. A decisão, admitiu Chico Anhaia, também tem relação com a decisão dos filiados de eleger o vereador Ciro André Quintino para a presidência do diretório municipal no último sábado (17). Porém, Chico não quis dar mais detalhes sobre o assunto. Ele apenas informou que, por enquanto, não irá se filiar a nenhum outro partido. Essa decisão, segundo ele, será tomada mais adiante. “Por enquanto, eu não vou pensar em partido para filiação, vou aguardar, mas possivelmente um novo partido está no projeto”, justificou. Procurado pelo reportagem do Jornal Metas, o novo presidente do MDB de Gaspar, Ciro André Quintino, informou que ainda não foi comunicado oficialmente, por isso prefere não comentar a saída de Chico Anhaia do partido.
Trajetória política
Francisco Solano Anhaia, o Chico, tem 63 anos, e está na política desde o começo deste século. Sempre foi uma pessoa muito ligada ao esporte gasparense. Em 2000, se elegeu vereador pela primeira vez pelo PPB (atual PP). Em 2003, filiou-se ao PT e reelegeu-se vereador no ano seguinte, porém, acabou perdendo o mandato para a vereadora Teresa da Trindade, ficando como segundo suplente do PT, porém, não chegou a assumir. Essa foi a única eleição que Chico Anhaia concorreu e não se elegeu. Em 2011, ele trocou o PT pelo PMDB (atual MDB), mas somente em 2017 conseguiu retornar ao legislativo municipal. Em 2020, elegeu-se vereador pela quarta vez e cumpriu seu terceiro mandato.
Combativo na defesa dos interesses do Governo Kleber Wan-Dall, Chico se notabilizou na Câmara de Vereadores pelos mais ferrenhos embates com a oposição. Por conta desse seu posicionamento firme, foi eleito presidente da Casa de Leis em 2021 e chegou a assumir a Prefeitura de Gaspar por quatro dias: de 13 a 17 de dezembro do mesmo ano. No começo de 2024, Chico anunciou que não seria candidato à reeleição, abrindo espaço e até fazendo campanha para o seu correligionário Roni Muller, que acabou conquistando uma das 13 cadeiras do atual legislativo municipal.
Mandatos de Chico Anhaia:
2001 a 2004 (PPB-atual PP)
2017 a 2020 (PMDB – atual MDB)
2021 a 2024 (MDB)
Deixe seu comentário