Pré-candidato a vice do Republicanos foi confirmado na manhã desta sexta-feira, dia 12

MATERIA ATUALIZADA ÀS 13H50MIN

Se ainda faltava uma chapa majoritária de pré-candidatos a prefeitura de Gaspar anunciar seu vice, agora não falta mais. Na manhã desta sexta-feira, 12, em entrevista à Rádio 89FM, Oberdan Barni, pré-candidato a prefeito do Partido Republicanos, anunciou seu vice: o contabilista Aurino Amaral. "A escolha não poderia ser melhor, porque eu sempre falo em trabalhar com pessoas técnicas e que nunca estiveram envolvidas com política, por isso com certeza fizemos a escolha certa", afirma Barni.

Aurino (à direita) com Oberdan Barni (pré-candidato a prefeito de Gaspar) e o deputado Sérgio da Motta (Republicanos)
  • Aurino (à direita) com Oberdan Barni (pré-candidato a prefeito de Gaspar) e o deputado Sérgio da Motta (Republicanos) (Fotos: DIVULGAÇÃO)


Nascido e criado em Gaspar, Aurino, 57 anos, é contabilista autônomo com expertise em gestão contábil pública e foco no Terceiro Setor. Ele é filho de Manoel Amaral, ex-funcionário público, e Suzana Amaral (já falecida). É casado com Elvira Theiss Amaral e pai de quatro filhos (três meninas e um menino). Aurino estudou na Escola Honório Miranda e graduou-se em Ciências Contábeis pela FURB. Ele é também bacharel em Direito pelo IBES e estudou Teologia pela Faculdade Boa Vista (FATBOV). Aurino já exerceu o voluntariado como Capelão do Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Na política, será a sua primeira participação.

Evangélico, membro da Igreja ABA Gaspar, ele tem como exemplo de conduta e caráter Jesus Cristo.
O pré-candidato a vice-prefeito do Republicanos, compartilha a ideia de que a contabilidade pode gerar muito mais do que números, pode gerar bem estar social. “Pensar no bem comum”, diz ele. Foi por isso que decidiu estudar, e continua estudando, o Terceiro Setor, vocacionando seu conhecimento para este segmento. “Unir pessoas para que outras pessoas possam ser ajudadas”, defende.

Aurino se diz um permanente estudioso do sistema público brasileiro e suas urgências. “Entendo que o sistema público tem urgente necessidade de compartilhar parcerias com entidades vocacionadas. É necessário dar vez e voz ao Terceiro Setor, ser sensível a este segmento que tem como vocação servir a comunidade. Entidades vocacionadas; tais como, as Organizações religiosas, APAE, AMA, creches, organizações de ensino, comunidades terapêuticas, casas asilares, Organizações de proteção a vida animal, associações de moradores, clubes esportivos e culturais, entre outros”, explica.
Dentro do Terceiro Setor, Aurino desenvolve trabalhos na área da Saúde com expertise no Sistema Único de Saúde (SUS) e seus princípios basilares doutrinários da universalidade, equidade e integralidade, bem como da descentralização, regionalização, hierarquização e da participação popular. O trabalho é feito em cima de cinco princípios básicos: legalidade, impessoalidade, moralidade, parcialidade e eficiência.

O Republicanos deve realizar sua convenção partidária no começo de agosto, dias 4 ou 5. Até lá, o partido vai definir a nominata de pré-candidatos a vereador, que será apresentada em evento marcado para o dia 27 de julho, na Sociedade Alvorada.

O que é o Terceiro Setor
O terceiro setor é composto quase que, em sua totalidade, de mão de obra voluntária, pessoas que trabalham e não recebem remuneração para isso. O terceiro setor é mantido com iniciativas privadas e até mesmo incentivos do Governo, com repasse de verbas públicas.

Tags

  • Gaspar