A via seria implantada paralelamente à BR-101

Durante a sessão de terça-feira (21) da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD) voltou a defender a construção de uma nova via, paralela à BR-101, para se evitar o colapso do sistema viário. “Santa Catarina está à beira do colapso, a BR-101 está colapsada, é um drama que tira vidas, torna a vida das pessoas imprevisível”, lamentou Bernardes.
O parlamentar lembrou que a rodovia federal conecta cidades consideradas como estratégicas (Joinville, Itajaí e São José) além do complexo portuário de Garuva a Imbituba. Regiões turísticas como Penha, Itapema, o próprio Vale do Itajaí também foram citadas no discurso.
“Cerca de 68% do PIB do estado passa pela BR-101”, lembropu o deputado, acrescentando que em 2023 foram registrados 4.100 acidentes no trecho catarinense da rodovia, eleito como o mais perigoso do Brasil. “Precisamos de uma via paralela, a BR-102, de Joinville até o contorno viário da Grande Florianópolis”, sugeriu Bernardes.
Estudo produzido com a metodologia Highway Capacity Manual constata que a maior parte da rodovia está no nível de serviço E. Nesta classificação, que é a penúltima da escala, os veículos trafegam com um mínimo de espaço entre eles e a velocidade média inferior a 50 km/h. “Em alguns segmentos chegamos ao nível F”, informa Egídio Martorano, gerente para assuntos de transporte, logística, meio ambiente e sustentabilidade da FIESC.
O nível F corresponde a uma circulação muito forçada, com filas frequentes, paradas prolongadas ou absoluto congestionamento.