Em 2014, a personagem Mafalda completa 50 anos, mas suas críticas continuam atuais

Há cinco décadas, ela aparecia pela primeira vez e hoje é famosa por ser uma criança que contesta os adultos e odeia sopa. Mafalda, personagem criada pelo cartunista argentino Quino, tem um jeito bastante próprio de ver o mundo e suas críticas nada tem a ver com o que geralmente é percebido pelas crianças de seis anos de idade. Política, a preocupação com o futuro da Terra, com desigualdade e injustiça são alguns dos temas que apareceram nas tirinhas. Podem ter se passado 50 anos, porém as tirinhas continuam atuais e quem as lê percebe que o comportamento humano não mudou tanto assim nestas décadas.

O dia que marca o aniversário da personagem já passou, no entanto, durante todo o ano, pode-se ver muitos eventos e reportagens que falam sobre a famosa menina. A verdade é que Mafalda surgiu pela primeira vez em 1963 em uma campanha publicitária, porém, seu criador preferiu marcar como sua “data de nascimento” o dia em que ela apareceu em uma tira independente no jornal Primeira Plana. Mafalda é uma menina que faz parte de uma família de classe média argentina e, assim como as meninas de sua idade, vai à escola, brinca, tem amigos e deve tomar sopa - seu maio pavor e uma analogia de Quino à ditadura argentina. Insatisfeita com o mundo em que vivia, ela sempre conseguia comentar as notícias do momento de a situação de seu país de uma maneira sagaz. Suas tirinhas foram publicadas em diversos jornais do mundo entre 1964 e 1973 e hoje estão todas reunidas no livro Toda Mafalda.

Mafalda é a principal, porém não é a única personagem das tirinhas. Pessoas de sua família e seus amigos também fazem parte das histórias e cada um deles tem sua própria personalidade. O pai é um verdadeiro representante da classe média, que também cultiva um amor por plantas, e a mãe é dona de casa. Um de seus amigos é Manolito, o gorducho filho do dono do armazém que é bastante capitalista e pensa o tempo inteiro em dinheiro. Susanita, outra amiga, é a representação de uma mulher fútil e não se importa com qualquer problema social ou injustiça do mundo e tem como objetivo de vida ser mulher de um homem rico e bonito. Felipe tem uma personalidade mais introspectiva, é bastante pensador, mas um tanto quanto acomodado. Há ainda Miguelito, um amigo um pouco mais novo que nem sempre entende tudo o que Mafalda pensa e leva seus comentários de forma literal. Além deles, há outros personagens que surgiram com o tempo, como o irmão mais novo de Mafalda, Guille, a tartaruga Burocracia e uma menina muito pequena chamada Liberdade.
 
Exposição
 
Os fãs catarinsenses de Mafalda já podem agendar viagem. Depois de passar pela Argentina, México, Chile e Costa Rica, a exposição “O Mundo de Mafalda” traz o universo da personagem para São Paulo. A exposição fica em cartaz entre os dias 16 de dezembro e 28 de fevereiro na Praça das Artes, aberta diariamente entre as 9h e 20h. “O Mundo de Mafalda” reúne desenhos originais, reproduções de cenários, vídeos e fotografias.