Adilson Luis Schmitt, 52 anos, foi um dos cinco primeiros médicos veterinários da cidade de Gaspar

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Adilson sempre atendeu na cidade de Gaspar e municípios vizinhos/ DIVULGAÇÃO

O médico veterinário Adilson Luís Schmitt, 52 anos, completa 30 de profissão na segunda-feira, dia 2. O diploma é da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Antes dele, apenas quatro moradores de Gaspar haviam se formado na profissão: Renato Beduschi, Maurício Pamplona, Osnir Giovanella e Francisco Carlos Deschamps. Hoje, Gaspar tem 35 médicos veterinários.

Sexto filho de sete do casal de agricultores Boaventura José Schmitt, o Cuca, e Maria Malvina Souza Schmitt, a dona Cucha, Adilson desde jovem queria ser veterinário. "Meu pai tinha vaca leiteira, eu cresci cuidando dos animais e entregando leite para as famílias de Gaspar. Depois que meu pai faleceu, meus irmãos me deram apoio e me ajudaram a pagar a faculdade", revela emocionado.

A chácara da família era no centro da cidade (próximo ao atual prédio comercial do Atitude). Adilson sempre atuou em Gaspar. No início, atendia animais de grande porte. "Naquela época ainda se atendia bem mais animais de grande porte em Gaspar, hoje 80% da clientela é de cães e gatos".

Bezerro de duas cabeças

Entre as curiosidades destes 30 anos de profissão, Adilson recorda do parto de um bezerro que nasceu com duas cabeças. "O seu Genésio Haendchen, morador do Belchior Alto, me chamou no meio da noite porque o bezerro não queria nascer. E realmente estava difícil, foi só depois de muito trabalho que conseguimos fazer o parto e perceber que ele tinha duas cabeças".

Adilson começou na profissão como autônomo, clinicando em fazendas de Gaspar e região, como na Fazenda IGEL,da Juriti Malhas, e a do Tio Duda, ambas em Ilhota. Ele chegou a ser sócio de uma agropecuária por um curto período.

A partir de 1997, a política entrou na vida do veterinário Adilson ao aceitar o convite para assumir a Secretaria Municipal de Agricultura no Governo Nadinho/Andreone Cordeiro. De 2001 a 2004 retornou para a iniciativa privada, como Responsável Técnico da Agropecuária Gaspar, do Marinho Macuco, aonde fazia atendimento a domicílio na residência e no consultório. De 2005 a 2008 foi prefeito de Gaspar e a profissão ficou em segundo plano. Depois dessa experiência, Adilson ocupou cargo no Governo do Estado, porém, paralelamente manteve a atividade de médico veterinário na Agropecuária Trinca Ferro. Hoje, longe do setor público, ele atende no seu consultório anexo à filial da Trinca Ferro, na entrada do bairro Sete de Setembro. Mas o trabalho comunitário ele não abandonou totalmente. Adilson é o atual presidente do Núcleo Regional Associado de Gaspar e Região vinculado à Sociedade de Medicina Veterinária de Santa Catarina.