César Pereira Viana, de Gaspar, se classifica para a etapa internacional do Concurso sobre a Paz, promovido pelo Lions Clube.

César Pereira Viana, de Gaspar, se classifica para a etapa internacional do Concurso sobre a Paz, promovido pelo Lions Clube.

Quando César Pereira Viana começou a produzir o seu trabalho para o Concurso sobre a Paz, promovido pelo Lions Clube, o garoto não acreditava que alcançaria vôos tão altos. ?Fiz o meu cartaz com muita dedicação mas não acreditava que tinha chances de ganhar?, confessa.
O cartaz não só se classificou para a etapa internacional, como também emocionou os jurados que analisaram o seu trabalho. ?O cartaz confeccionado pelo jovem César nos emocionou sobremaneira. Seus traços firmes e ao mesmo tempo delicados, a leveza dos detalhes, a plástica, originalidade e fidelidade ao tema, foram motivos de elogios por parte de toda a comissão julgadora. Quanto mais olhávamos, mais detalhes nos chamavam a atenção. Acredito que ele nada fique devendo aos melhores trabalhos de outros países?, ressalta Ana Aparecida Ferreira, assessora do concurso.
Agora, o cartaz do jovem gasparense irá concorrer com mais de 200 trabalhos de diferentes países. O vencedor do grande prêmio internacional receberá uma viagem para a cerimônia especial de premiação que acontecerá na cidade de Nova York, EUA. Durante a cerimônia, o artista será presenteado com uma placa gravada e um prêmio de US$2.500,00. Cada um dos vencedores do Prêmio honra ao mérito receberá como reconhecimento o valor de US$ 500 e um certificado. ?Agora que cheguei até aqui, tenho esperanças de conseguir um bom resultado?, vibra César.
A expectativa deve durar até fevereiro do ano que vem, quando serão anunciados os vencedores internacionais. ?Jurei que nunca andaria de avião na minha vida. Mas, se meu filho ganhar o prêmio internacional eu quebro a promessa?, afirma Celso Pereira Viana, pai do jovem artista.
?Os jovens que participaram do Concurso têm sólidas idéias sobre o que a paz significa. Estou orgulhosa por poder ter oferecido a eles a oportunidade de expressarem suas visões sobre o tema?, comemora Marlene Luiz Pereira, integrante do Lions Clube de Gaspar.

Dose dupla

A escolha pelo trabalho de César não foi uma tarefa fácil para os jurados pois havia outro cartaz que dividiu a opinião da comissão julgadora. A obra que também impressionou muito pela sua qualidade e criatividade foi produzida pelo irmão gêmeo de César, Cassiano Pereira Viana. ?Ficamos em dúvida entre os trabalhos. Gostaríamos de ter classificado os dois para a etapa internacional, mas, infelizmente, só podíamos enviar um?, lamenta Marlene Pereira.
O talento dos irmãos não vem de agora. Conforme explicou Celso, pai dos meninos, desde os 10 anos a dupla impressiona pelos desenhos produzidos. ?Eles começaram a desenhar em tábuas. Tenho até hoje todos os trabalhos deles guardados?, afirma orgulhoso.
César e Cassiano chegavam da escola e logo começavam a desenhar. Os pais perceberam então que havia algo a mais nos traços dos filhos. ?Quando falo as pessoas não acreditam no talento dos meus filhos. Só vendo os desenhos deles para acreditar?, ressalta a mãe Isabel.
O incentivo dos pais aos garotos é total. ?Apoiamos nossos filhos com os desenhos. Mas se eles quiserem parar de desenhar e seguir outro rumo na vida vamos aceitar e dar apoio da mesma forma?, explica Celso.