Software projeta professor
-
Nicolodi tinha a intenção de facilitar o ensino dos seus alunos (Fotos: Fábio Moretto/Jornal Metas)
O professor Nicolodi aperfeiçoou um programa que interpreta, edita e cria algoritmos
O professor, analisa de sistemas e técnico em informática e eletrônica, Antônio Carlos Nicolodi, de 52 anos, não precisou ir muito longe para se tornar mais um morador de Gaspar com fama internacional. Foi o seu grande conhecimento em informática que atravessou fronteiras e se espalhou pelo mundo em 2015. Em março deste ano, o Visualg 3.0 somava mais de 1,7 milhão de downloads. Tudo começou quando ele ganhou de um colega de profissão, Cláudio Morgado de Souza, o acesso ao código-fonte - a linguagem de programação de computadores - que interpreta, edita e cria algoritmos em português. A Lógica de Programação, uma das disciplinas que o professor ensina, é a que mais reprova estudantes nas faculdades e cursos técnicos. "A minha única intenção era tornar mais fácil o aprendizado dos meus alunos", admite Nicolodi.
O programa permite aos iniciantes acompanharem os processos e, ao mesmo tempo, visualizar na tela o que acontece na memória do computador. Hoje, os algoritmos são em inglês, por isso a dificuldade de programadores, com pouca experiência, em entender a linguagem.
EXPERIÊNCIA
Nicolodi nasceu em Blumenau, mas as famílias de seus pais vivem em Gaspar há quase 80 anos. Há dez, ele também decidiu morar no município. Ele trabalhou como programador e analista de sistemas na década de 1980 até se formar em Gestão de TI, pelo IFSC. Depois se pós-graduou em educação e passou a dar aulas em universidades e cursos técnicos - atualmente é professor do Cedup - Centro de Educação Profissional, em Blumenau. Se ele ganhou dinheiro ou pretende ganhar com o Visualg 3.0? Não. O download é gratuito. Nicolodi tem o sonho de criar o seu próprio software. Por enquanto, são apenas sonhos, mas para ele sonhar não tem limites quando o assunto é informática. O programa está em http://www.baixaki.com.br/download/visualg.htm.
Deixe seu comentário