Aeronaves não tripuladas vão protagonizar um espetáculo de luzes, cores e imagens no céu da cidade litorânea
O tráfego aéreo em Balneário Camboriú vai estar congestionado próximo à virada do ano. Tudo por conta de uma novidade tecnológica. Além do tradicional show de fogos de artifício, a Prefeitura promete um espetáculo protagonizado por mil drones. As pequenas aeronaves não tripuladas vão projetar imagens no céu da cidade. Este tipo de recurso artístico já vem sendo usado há algum tempo em grande eventos internacionais, como na abertura da Copa do Mundo do Catar, em 2022. Aliás, é justamente da cidade de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes, que virão os mil drones.
O show está marcado para às 23h50min, na Praia Central, com duração de cerca de 10 minutos. Em seguida, inicia a queima de fogos de artifício. Os drones são um presente do governo de Abu Dhabi para Balneário Camboriú. As imagens são segredo, mas o céu deve ser iluminado com imagens que remetem a Balneário Camboriú e a Abu Dhabi, além de mensagens positivas de Ano-Novo. Balneário Camboriú é chamada a "Dubai Brasileira", pela elegância e requinte de seus luxuosos e prédios e a própria vida pulsante da cidade, que recebe durante o ano todo inúmeras celebridades. Todavia, o título de Dubai Brasileira não e uma unanimidade na cidade. Muitas pessoas influentes da cidade recusam a comparação.
De acordo com a Prefeitura de Balneário Camboriú, o show dos drones não terá custos para os cofres do município, que já investe um valor bastante elevado - quase R$ 3,5 milhões - na pirotecnia dos fogos. O show dos drones poderá ser visto em telões presentes ao longo de toda a orla da Praia Central e em transmissão ao vivo nas redes sociais oficiais da cidade. A Prefeitura está preparando uma plataforma na areia, na altura das ruas 3600 e 3400, para a decolagem e aterrissagem dos drones. O show será apresentado na altura da Rua 3300, na Barra Sul. Bem próximo, em um local cercado, estará uma equipe técnica movimentando as pequenas aeronaves que pesam 913 gramas.
“Serão mil drones, que trarão o maior espetáculo dessa natureza, na América Latina. Essa ação que coloca nossa cidade no cenário mundial, irá abrilhantar ainda mais nosso reveillon, que já é um dos melhores do Brasil”, comemorou o prefeito Fabrício Oliveira.
Após o sobrevoo dos drones, a chegada de 2024 será festejada com os tradicionais fogos de artifício, a partir da 0h. Quem estiver na Praia Central poderá acompanhar, de perto, os 15 minutos do show pirotécnico disparado de oito balsas que estarão no mar.
Relação entre as duas cidades
Se o título de "Dubai Brasileira" divide opiniões, as duas cidades estão próximas por outro motivo. O Jiu-Jítsu, esporte muito popular em Abu Dhabi, uniu as duas cidades. Os eventos internacionais de destaque realizados por Abu Dhabi, como o AJP (Abu Dhabi Jiu-Jitsu Professional Tour), ocorrido em Balneário Camboriú a partir de 2022, em parceria com a capital dos Emirados Árabes, colocaram a cidade catarinense no radar dessas competições. Essa conexão resultou em uma aproximação significativa entre as duas cidades, levando a um intercâmbio de informações que evoluiu para agendas oficiais do prefeito Fabrício Oliveira na capital dos Emirados Árabes. As frequentes visitas da delegação de Abu Dhabi a Balneário Camboriú solidificaram ainda mais os laços, culminando na inauguração do Centro de Treinamento ADMA (Abu Dhabi Martial Arts Academy), no Bairro Nova Esperança, em setembro de 2023, com investimentos do governo de Adu Dhabi. Foi a primeira filial no Brasil do centro de treinamento. Esse estreitamento de laços promoveu não apenas a prática esportiva, mas também a troca cultural e o fortalecimento das relações entre as duas localidades.
Drones particulares não serão autorizados
Em razão da complexidade da operação, voos de drones particulares não serão autorizados durante o show, pois poderão atrapalhar o show. A fiscalização será de responsabilidade da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Quem infringir está sujeito à multa, confiscação do equipamento, responsabilização criminal, proibição de operar drones, entre outras consequências, dependendo do dano causado.
Deixe seu comentário