Intercâmbio entre artesãs do Piauí e rendeiras de Santa Catarina será realizado em Florianópolis

Florianópolis irá receber a visita de três artesãs da Associação das Rendeiras de Morros da Mariana (ARMM), da cidade de Ilha Grande, no Piauí. Elas estarão no Centro Cultural Bento Silvério, na Lagoa da Conceição, nos dias 6 e 7 de abril, para um encontro com rendeiras da Ilha de Santa Catarina. A iniciativa integra as ações do projeto Cultura e Renda: Preservação e Difusão da Renda de Bilro, patrocinado pela Petrobras, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Coordenado pela produtora cultural Silvia Sasaoka, pela museóloga Giselle Peixe e pela fotógrafa Zaida Siqueira, de São Paulo, o objetivo do projeto é proporcionar intercâmbio entre mulheres de lugares distintos, mas que exerçam o mesmo ofício, bastante presente no litoral brasileiro. As rendeiras da Capital catarinense podem participar gratuitamente do evento, onde assistirão à apresentação do projeto, projeção de imagens, ouvirão depoimentos das colegas piauienses e com elas trocarão saberes, amostras de rendas, registro de nomes, de pontos, demonstração de técnicas, etc.

Os visitantes também irão ao Museu Universitário Oswaldo Rodrigues Cabral, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), para conhecer a coleção de rendas organizada pelo professor e folclorista Doralécio Soares, bem como os arredores da Lagoa da Conceição, onde está a maior concentração de rendeiras na região.

 

O projeto

No fim de 2005, Silvia e Giselle se reuniram para criar o projeto Cultura e Renda: Preservação e Difusão da Renda de Bilro. Juntamente com Zaida, o inscreveram no edital de 2005/2006 da Petrobras para projetos culturais e no Ministério da Cultura/Secretaria e Fomento à Cultura (Lei Rouanet). Ambos aprovados em 5 de abril de 2007 e iniciaram em maio de 2008. Sua criação se deu a partir da solicitação das rendeiras do Morro da Mariana para a realização de um antigo sonho: a ampliação do repertório de técnicas de renda de bilro e de seu espaço de trabalho.