Iniciativa é do CDI Vovó Lica, no Margem Esquerda

Com o objetivo de fortalecer as relações entre a comunidade e a unidade de ensino, o Centro de Desenvolvimento Infantil (CDI) Vovó Lica, no bairro Margem Esquerda, deu início a um interessante projeto. A cada três mês, será produzido um jornal e os exemplares serão distribuídos para as famílias dos alunos e também para vizinhos e comércios próximos ao CDI. O primeiro exemplar foi publicado em junho e entregue à comunidade pelas próprias crianças, sempre acompanhadas de um professor.

"Pensamos em uma forma de socializar o projeto educativo, além de garantir às famílias as informações sobre as ações em que as crianças estiveram envolvidas. Desse modo, elas também podem apreciar as manifestações culturais envolvendo os alunos. Hoje, as mídias tecnológicas são muito importantes enquanto meios de comunicação - contudo, o jornal impresso é muito importante devido ao gênero textual, informativo e letrado que se materializa no documento escrito", ressalta a diretora do CDI, Carolina Medeiros Machado.

Participação 
Ela explica que o jornal é editado e impresso na secretaria do CDI e a próxima edição irá circular em agosto. A ideia é envolver ainda mais as famílias no projeto e, sendo assim, o jornal poderá ter textos elaborados por familiares dos alunos, além de professores e colaboradores da unidade de ensino. "Nossa intenção é fortalecer o elo entre pais, comunidade escolar e sociedade em geral, promovendo sentimentos de motivação e estreitamento de relações interpessoais", afirma a diretora.

Carolina diz ainda que o projeto é bastante desafiador, mas que todo o trabalho vale a pena, pois o jornal é excelente instrumento de divulgação. "A produção dá visibilidade e reconhecimento ao trabalho pedagógico. Compreendemos que esta ferramenta facilita o processo de comunicação com a comunidade, auxiliando no estreitamento das relações de todos os envolvidos no processo".