Apresentação acontece dia 14 de abril, no Lagoa

Após 13 anos de ausência, a comunidade do bairro Lagoa voltou a se reunir para dar novamente vida ao grupo de teatro Luz Divina. O objetivo é encenar a "Paixão de Cristo" e resgatar uma tradição local que teve ínicio em 1991. A última apresentação, em 2003, reuniu cerca de três mil pessoas. Segundo Andreia Nagel, integrante da comissão organizadora, a ideia em retomar o espetáculo ganhou corpo no ano passado, depois queuma pequena encenação do "Dia de Natal", na capela São Brás, emocionou os fiéis. "Há anos, a comunidade tinha a vontade de retomar a apresentação e esta encenação motivou o grupo a voltar a se reunir. Todos abraçaram a ideia e deu certo", explica Andréia.

As reuniões começaram em janeiro, quando se definiram o roteiro e os personagens. Em fevereiro, tiveram início os ensaios. Os encontros são realizados sempre aos sábados, na comunidade São Brás, mas há 15 dias os ensaios passaram a ser realizados também aos domingos. "A encenação irá envolver cerca de 100 pessoas, entre atores, coral e produção", afirma Andreia. A expectativa do grupo é grande. "A comunidade tem se mostrado bastante receptiva à ideia. Estamos todos ansiosos", revela.

Segundo Andreia, como o espetáculo ficou muito tempo sem ser realizado, muitas coisas, como figurino, se perderam. "Estamos fazendo tudo novamente, com a ajuda da própria comunidade e empresários", explica. Para arrecadar verbas e viabilizar o espetáculo, o grupo promoveu a Noite do Pastel e fez uma rifa. A apresentação está marcada para a sexta-feira Santa, dia 14 de abril, e será realizada às 20h, no pátio da capela São Brás. A entrada é gratuita. Quem quiser colaborar, o grupo estará aceitando a doação espotânea de cobertores e alimentos que serão doados para famílias carentes da cidade. A encenação está prevista para durar cerca de duas horas. "Estão todos muito empolgados e dedicados a fazer o seu melhor. Certamente será um momento muito especial, de muita emoção".   

Voluntários
A maioria dos atores é remanescente - ou seja - já participava da encenação anos atrás. É o caso do morador João Vasco da Silva, de 57 anos. Ele começou a participar do espetáculo logo nos primeiros anos em que ele começou a ser apresentado no bairro. Bastante emocionado, ele fala da alegria em poder reviver este momento. "Todos os anos eu me perguntava quando o espetáculo voltaria a ser realizado. Fiquei muito contente quando soube que o grupo estava retornando e não pensei duas vezes antes de participar", afirma. Até 2003, seu Vasco, como é popularmente conhecido, interpretava o apóstolo João. Desta vez, ele dará vida a Barrabás. "Estou muito ansioso mas com muita vontade de me apresentar", emociona-se. 

Edolar Venturini, 37 anos, e a esposa, Juliana, de 33, serão atores pela primeira vez. Eles lembram que, antes mesmo de serem casados, já prestigiavam as apresentações, acompanhando os pais. "Sempre assistíamos a encenação. Hoje iremos participar", empolga-se Edolar. Ele explica que ouviu sobre a retomada do grupo duranbte uma missa na capela, mas que, no primeiro momento, não pensou em participar. "Depois, nossos amigos nos convidaram e decidimos fazer parte". Enquanto ele dará vida a Pôncio Pilatos, a esposa interpretara Maria. 

E o casal não quer decepcionar o público. "Quero atuar da melhor forma possível. Para isso, estamos lendo bastante sobre o assunto e também assistindo muitos filmes, para conhecer melhor a história dos personagens", revela Juliana.    Toda esta dedicação do casal contribuiu para a montagem do espetáculo. "Meu personagem tinha cinco falas previstas, agora terá 15", explica Edolar. Apesar do "frio na barriga", o casal está confiante para o trabalho. "Vai dar tudo certo, não temos dúvidas", afirma.