Novo diretor de Cultura aposta na inovação para desenvolver as mais diversas manifestações artísticas no município
Novo diretor de Cultura aposta na inovação para desenvolver as mais diversas manifestações artísticas no município
Ainda criança que o novo diretor municipal de Cultura, Dayro Bornhausen, tomou gosto pelas artes. Agora, no órgão pertencente à Secretaria de Educação, ele pretende usar essa vivência e o seu conhecimento como regente do Coro Santa Cecília e do Coral Amor e Esperança, a favor do desenvolvimento da cultura em Gaspar.
Para ele chegou o momento da cidade fazer as coisas para um público além das divisas municipais e pensar em projetos duradouros.
Idéias não lhe faltam e nem a sua equipe, muito menos vontade de fazer a cidade respirar arte.
O que já existia, continuará tendo sua atenção, porém, com uma valorização ainda maior. Projetos como as "Oficinas nas Escolas" serão levados para os Centros de Desenvolvimento Infantis e haverá manutenção do Festival de Música Escolar que Dayro espera ser transformado em um evento estadual. Outras atividades como recitais de poesia, o Concurso de Declamação de Poesias e tantas outras não sairão de cena.
Agora, a grande aposta da diretoria, em comunhão com a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio é o Festinver. A maior concentração de eventos culturais do município ficou desativada por dois anos e sua reativação fez parte do plano de governo do atual prefeito Celso Zuchi.
"O Festinver nunca podia ter parado, vamos retomá-lo com muitas atrações e novidades", afirmou Dayro.
A semana do município é uma preocupação para a diretoria que pretende inovar este ano e desenvolver uma programação especial.
"Vamos realizar diversos concertos na "Semana do município" e pretendemos fazer um desfile bem alegre", disse.
Novidade é uma palavra fixa no vocabulário do diretor, que está entusiasmado com a programação dos "Sábados na Praça" temáticos, como o de carnaval, já marcado para o dia 21 de fevereiro.
"Teremos nesse dia o Coral da Lince tocando músicas carnavalescas e apresentação de Teatro de Fantoches, além de outras atividades. Vamos resgatar a tradição que Gaspar tem com a Festa de Momo", declarou.
Há muitas outras novidades como a criação da "Semana Cultural da Melhor Idade", assim como o Projeto "Ano da França no Brasil".
"Esse ano focaremos na captação de recursos. Queremos fazer um trabalho duradouro e a longo prazo construir espaços físicos apropriados para as mais diversas expressões culturais", concluiu.
Outras idéias a curto, médio e longo prazos
Construção de uma nova biblioteca
Construção de um Complexo Cultural
Retorno do Cine BR (exibição de filmes nacionais)
Gaspar Abraça a Arte
Oficina de curta duração
Criação da Fundação Municipal de Cultura
Montar um arquivo histórico
Valorizar os grupos culturais que já existem na cidade
Deixe seu comentário