Primeira celebração do ano terá a superação da violência como tema

A Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, no Centro de Gaspar, promete ficar lotada de fiéis na noite da próxima quarta-feira (28). Na data, acontece o retorno da realização da Novena de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, que terá como primeiro tema de 2018 a "Superação da Violência", em sintonia com a Campanha da Fraternidade. "Estamos muito felizes, motivados e entusiasmados para o recomeço da novena na cidade. Ela sempre nos dá um novo vigor e novas expectativas. Todos os ritos tem uma motivação muito bonita, envolvente, que tocam nossa fé, nossos corações e emoções", ressalta o pároco, frei Paulo Moura. O encontro começa às 18h30min, com o terço, e às 19h terá início a celebração da missa. 

Frei Paulo explica que a novena continuará adotando um diferente tema por semana. "O tema é importante, pois com ele conseguimos atingir vários segmentos da sociedade gasparense. É uma forma de evangelização, pois muitas pessoas que tinham perdido o costume de participar das missas acabaram voltando à igreja devido à novena", afirma o pároco.     

Este será o quarto ano da novena no município e, mais uma vez, a grande participação dos fiéis é esperada durante todo o ano. "Quem não tem um nó para ser desatado? Um problema na vida, algo para ser resolvido? Ou está passando por alguma dificuldade, tristeza ou enfrentando uma doença? Todos nós, de alguma forma, somos carentes em vários aspectos da vida. Então, acredito que a novena atraia tantas pessoas, pois ela acaba respondendo a estas carências, suprindo nossas necessidades", ressalta frei Paulo. Além disso, o religioso chama a atenção para a forma da celebração. "É uma missa muito dinâmica, com vários cantos e orações que tocam nosso coração, nossa alma e espírito, nos trazem paz. Sendo assim, as pessoas se sentem tocadas, a fé é aumentada e a esperança renovada". 

Os nós
Frei Paulo explica que quando o fiel participa da primeira missa da novena ele recebe uma cordinha, com nove nós. Cada um deles corresponderá a uma novena e cada vez que a pessoa participar da celebração ela vai desatar um dos nós, que corresponde a uma necessidade ou um pedido. Na nona celebração (não há necessidade de ser nove quartas-feiras consecutivas), o fiel receberá uma rosa e colocará a cordinha - já sem nenum nó - em um recipiente para ser queimada.  

Serviço

O quê: Retorno Novena Nossa Senhora Desatadora dos Nós;
Quando: Quarta-feira (28), 18h30min;
Onde: Igreja Matriz São Pedro Apóstolo - Centro, Gaspar.