Professora Eli ocupa a primeira cadeira da academia no município
Ilhota tem agora uma seccional da Academia de Letras do Brasil (ALB). A professora, escritora e mestre em educação, Eli Regina Nagel dos Santos, de 36 anos, além de presidi-la também recebeu o título de Imortal e ocupa agora a primeira cadeira da academia no município. A posse da presidente foi realizada no sábado (12), durante encontro estadual da ALB, promovido em Ibirama (SC). Na oportunidade, foi oficializada também a seccional de Camboriú.
Eli, que atualmente ocupa o cargo de Secretária de Educação de Ilhota, foi escolhida por ter publicado livros e idealizado importantes trabalhos literários e projetos de cultura. Cada membro da academia pode escolher o seu patrono e a professora de Ilhota elegeu Rubem Alves. "Ele foi um escritor que deixou contribuições tanto no campo da educação quanto na literatura", ressalta. A professora afirma que o desafio agora será estruturar a seccional para fortalecer na cidade uma política de formação de leitores, além de planejar ações de base social, cultural e escolar fomentando, assim, a leitura e a escrita. "A seccional foi criada em Ilhota para valorizar os escritores locais que já possuem obras publicadas e incentivar pessoas que ainda não tiveram essa oportunidade", afirma.
Durante todos estes anos, alguns projetos da professora mereceram destaque, como o "Ilhota`s de Leitura", promovido mensalmente na Praça Charles Van Leede, e o "Poema Em Suas Mãos", que traz poesias impressas em embalagens das lojas de lingerie e biquínis da cidade. Segundo a professora, Ilhota é um município com grande potencial, porém é preciso investimento cultural e valorização dos artistas. "Os estudantes precisam atuar como autores e seus textos precisam ir além dos muros das escolas. O texto precisa ser escrito, ser publicado, ser lido", defende.
A ALB
A Academia de Letras do Brasil (ALB) foi criada para divulgar a cultura literária dos municípios e incentivar e desenvolver atividades culturais e socais nas cidades, além de divulgar as obras e incentivar os artistas locais, através das seccionais. Já a Academia Brasileira de Letras (ABL) é uma instituição cultural, sediada no Rio de Janeiro (RJ), que tem como objetivo cultivar a língua e a literatura nacional.
Deixe seu comentário