É a terceira instituição de ensino do estado, acima de 20 inscritos, com

A estudante Morgana da Rocha começa 2018 com um desafio. A partir de fevereiro ela vai cursar licenciatura em Química na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Morgana é uma das 16 alunas do Câmpus Gaspar do Instituto Federal de Santa Catarina. Formanda do Ensino Médio Técnico em Química, a estudante diz que a instituição deu a ela a base para chegar ao vestibular em condições de concorrer a uma das vagas.  "O IFSC me deu uma base muito boa não só na área técnica. Quando eu comecei o curso técnico foi um baque para mim, foi difícil, mas eu não desisti. Este ano fiz estágio em microbiologia e tive a certeza que queria continuar na área. No final do semestre, mesmo quando os professores já tinham terminado de dar os conteúdos, eles nos ajudaram a revisar o que havíamos estudado e isso foi muito importante para a prova do vestibular", contou a estudante.

O número de alunos do Câmpus Gaspar aprovados surpreende porque foram apenas 40 inscritos, ou seja, um índice de 40% de aprovados. A unidade de Gaspar está entre as três instituições, acima de 20 inscritos, com maior índice de aprovação em todo o estado, incluindo as públicas e privadas. 

Vinícius Bosignari é outro estudante do IFSC Gaspar que vai cursar uma universdade pública em 2018. Formando também em Química, o jovem optou pelo curso de História da UFSC e da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina). "O IFSC me ensinou a aprender a como estudar e eu vejo que o fato de ter professores com mestrado e doutorado serviu para mim como uma forma de estímulo. Eu fiz o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) preparatório para o Enem, que foi ofertado pelo Câmpus, e foi muito bom para mim, principalmente, para que eu me preparasse para a prova de redação".

Para a diretora-geral do Câmpus Gaspar do IFSC, Ana Paula Kuczmynda da Silveira, a expressiva aprovação dos alunos é sempre motivo de muita alegria. "Apesar da preparação para o vestibular não ser o foco do IFSC, é muito importante ver que a aprovação é consequência do processo formativo que nós realizamos, os alunos têm um aproveitamento tão bom nas provas dos vestibulares, principalmente, quando se pensa em universidades públicas". A diretora lembra que o aluno ao completar o Ensino Médio Técnico no IFSC tem como objetivo continuar trabalhando para a elevação de sua escolaridade. "O que nós temos observado é que a maioria dos formandos do curso de Ensino Médio Técnico se mantém na área e isso contribui para a qualificação desses eixos tecnológicos. Muitos egressos do técnico em Química fizeram vestibular para a área de Química. Já no caso dos cursos técnicos em Vestuário e Informática, o que nós observamos que muitos egressos optam por continuar estudando no próprio IFSC nos cursos superiores ofertados". 

Assim como Gaspar, os câmpus de Jaraguá do Sul e Florianópolis do IFSC completam a lista das três unidades com maiores aprovações dentre as escolas com mais de 20 inscritos. Além dos resultados pelas aprovações, a terceira maior nota na prova entre os estudantes oriundos de escolas públicas aprovados no vestibular é de um aluno do câmpus Criciúma do IFSC. Júlio Padilha foi aprovado no curso de Medicina.

 

 

Os aprovados

Guilherme Zimmermann
Karina Novakoski Fagundes
Ariel Nicoletti Postai
Paula Beatriz Zimmermann Faria
Eliza Bianchini de Paula
Alisson Fernando Arenhardt
Amanda Neves
Vinícius Bosignari
Gilliandra Gonçalves Padilha
Maria Eduarda de Souza e Silva
Allan Ribeiro Moraes
Arthur Ribeiro Cenci
Elizeu Soares da Silva
Jéssica Cardoso
Maria Júlia Pedroso
Morgana Lurdes da Rocha