Festa do chope continua na Vila Germânica
-
Se não chover, neste sábado (7) haverá novo desfile na rua XV de Novembro (Fotos: Ivan Luchtemberg/Jornal Metas)
Final de semana promete ser de muita diversão na festa mais alemã das Américas
Com muita música, chope e, claro, diversão, a 34ª Edição da Oktoberfest foi oficialmente aberta na quarta-feira (5). Como acontece todos os anos, o desfile oficial deu o pontapé inicial para a festa. Com a rua XV de Novembro, em Blumenau, lotada, quase 100 atrações fizeram a alegria de cerca de 3.600 pessoas que acompanharam o evento no local. Além dos já tradicionais brinquedos e alegorias, o desfile contou também com a apresentação de bandas musicais alemãs, grupos de dança e muita animação.
Se o público já fez bonito, ao lotar a principal via da cidade para acompanhar o primeiro desfile da festa, no Parque Vila Germânica, onde acontece a festa, ele deu um banho. Mais de 25 mil pessoas prestigiaram as atrações da maior festa alemã das Américas na primeira noite da Oktoberfest 2017.
Com apresentações acontecendo em todos os pavilhões do Parque, o público se apertou no setor Eisenbahn Biergarten para acompanhar a sangria do primeiro barril de chope. O ato marca o início oficial das festividades e é muito aguardado por todos. Após discursos dos organizadores, apoiadores e do prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes (PSDB), a cerimônia de abertura teve inicio com o tradicional cortejo dos monges produtores de cerveja. Com figurino completo, e levando tochas e bandeiras, eles encaminharam o Caneco oficial da Oktoberfest à rainha da festa, Bruna Ponchielli. Durante todo o ano o Caneco é guardado no "Krugplatz", ou Praça do Caneco, e só retirado durante os 18 dias da festa.
Nesta edição, o homenagem da noite - outra tradição em todas as edições e que destaca pessoas que contribuíram de alguma forma para a Oktoberfest - foi para o ilustrador Luiz Cé, criador dos personagens Vovô e Vovó Chopão, símbolos da festa.
Vila Itoupava recebe desfile
Para este ano, a organização da festa preparou um evento especial. Será realizado, pela primeira vez, desfile da Oktoberfest no Distrito da Vila Itoupava, um dos maiores redutos germânicos de Blumenau e do Vale do Itajaí.
O desfile acontece neste sábado (7) a partir das 10h30. Cerca de dez grupos já confirmaram presença, juntamente com os carros alegóricos. Entidades culturais e Clubes de Caça e Tiro participam do evento, que tem o intuito de valorizar a herança cultural e o potencial turístico da região do Vale do Itajaí.
Festas de outubro
E, se alguém busca algo diferente para curtir, outubro é o mês certo para isso. O mês é conhecido por abrigar diversas festas típicas em Santa Catarina. Difundindo a tradição dos emigrantes, e garantindo a alegria para turistas e moradores.
Segundo a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL) anualmente, as festas de outubro movimentam cerca de 2 milhões pessoas em Santa Catarina, sendo que mais de um milhão são turistas.
Outros eventos
Se em Blumenau acontece a Oktober, Brusque realiza a sua 32ª Fenarreco - Festa Nacional do Marreco, com chope gelado e gastronomia típica. Já Florianópolis apresenta a 18ª Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana, a Fenaostra. Em Itapiranga, no Extremo-Oeste, a animação fica por conta da 39º Oktoberfest. Timbó resgata e preserva as tradições dos colonizadores com a 27ª Festa do Imigrante. Treze Tílias, no Meio-Oeste, comemora a cultura austríaca com muita música, gastronomia, desfiles e dança com a Tirolerfest. Joinville apresenta a Bierville e Salão Sul Brasileiro de Cerveja. Enquanto Porto Belo oferece pratos como a tradicional caldeirada de frutos do mar durante o Festival do Camarão de Porto Belo. E para encerrar, São Martinho apresenta a Festa do Produto Colonial, com a culinária típica.
Deixe seu comentário