REDES SOCIAIS

Entre os dez influencers que mais lucram com o Instagram, Cristiano Ronaldo chega a faturar R$ 8 milhões por um post

Top Ten dos mais influentes, divulgado pela Statista e Hopper, traz ainda o ator Dwayne Johnson, o jogador Lionel Messi e o cantor Justin Bieber


Para algumas celebridades, o Instagram deixou de ser um aplicativo apenas para tirar fotos, aplicar efeitos nas imagens e compartilhar com amigos os bons momentos. Com de mais de 1 bilhão de usuários, e um tempo diário médio gasto no aplicativo de 29 minutos por usuário, o Instagram é a terceira rede social mais usada no mundo - atrás apenas do Facebook e YouTube. A ferramenta, fácil de acessar, se tornou um atrativo canal para as marcas divulgarem produtos e serviços. E se essas marcas estiverem vinculadas ao perfil de uma celebridade, o retorno é líquido e certo.

Alguns influencers (pessoas que tem milhões de seguidores) podem faturar mais de R$8 milhões por um único post divulgado na rede. É o que revela um estudo divulgado pela plataforma CupomValido.com.br que reuniu dados da Statista e Hopper, sobre a remuneração dos maiores influencers do planeta.

O jogador de futebol Cristiano Ronaldo, por exemplo, é o perfil que tem o custo por post mais caro. Tudo o que ele publica no seu perfil "vira uma mina ouro". Por isso, as marcas que quiserem estar no perfil do craque do Manchester United precisam desembolsar R$ 8 milhões por um único post.

Em segundo lugar está o ator Dwayne Johnson (mais conhecido como "The Rock"), que participa dos longas-metragens Velozes e Furiosos. Ele cobra, em média, R$7.615.000 por post.

Já na terceira colocação, está a cantora Ariana Grande, com um faturamento de R$7.550.000 por post. Ao analisarmos o topo do ranking, encontramos um padrão: a grande maioria são cantores/cantoras, atletas, atores/atrizes e jogadores de futebol. Por aparecerem mais na mídia, estas personalidades passam a ser reconhecidas mundialmente, e com isso conseguem agregar com mais facilidade uma maior quantidade de seguidores.

Porém, a quantidade de seguidores não é o único fator levado em consideração para a precificação de um post na rede. Uma métrica bem utilizada na indústria para analisar o real valor entregue, é o fator de engajamento - quantidade de seguidores que curtem e comentam cada post publicado. Assim, é possível encontrar perfis com uma quantidade de seguidores menor, porém com um valor maior cobrado por post.

No Brasil

O Brasil é o terceiro país que mais utiliza o Instagram (só atrás da Índia e Estados Unidos), e já existem muitos influencers que vivem somente da remuneração da rede social. Segundo o estudo da Statista e Hopper, no Brasil a remuneração média por post inicia com R$50 para perfis com 1.000 a 5.000 seguidores. Para perfis com 20.000 a 100.000 seguidores o valor cobrado por post sobe para R$1.000 a R$10.500. Por fim, para perfil com mais de 1 milhão de seguidores, o valor por post se inicia a partir de R$75.000.

Ao levar em conta somente os brasileiros, o jogador de futebol Neymar está na primeira colocação cobrando em média R$4.120.000 por post no Instagram. Mesmo depois de abandonar os gramados, o ex-jogador Ronaldinho Gaúcho segue em alta na segunda posição, com um faturamento de R$1.505.000 por post. O ator Caio Castro recebe em média R$750.000 por post, e está em terceiro no ranking. E por fim a Camila Coelho e Gracyanne Barbosa, que cobram, em média, R$150.000 e R$120.000 por post, respectivamente.

Fonte: Statista, CupomValido.com.br, Hopper




LEIA TAMBÉM

JORNAL METAS - Rua São José, 253, Sala 302, Centro Empresarial Atitude - (47) 3332 1620

rede facebook | rede twitter | rede instagram | nosso whatsapp | nosso youtube

JORNAL METAS | GASPAR, BLUMENAU SC

(47) 3332 1620 | logo facebooklogo twitterlogo instagramlogo whatsapplogo youtube