Osmar e Paulo percorreram 5.185 km para ver a largada do Dakar 2009 e ficaram surpresos com a magnitude do rali

Osmar e Paulo percorreram 5.185 km para ver a largada do Dakar 2009 e ficaram surpresos com a magnitude
do rali

Com o lema "Dois amigos, duas potrancas e um destino", dois motociclistas de Gaspar, Osmar Reinert e Paulo Bernardo se jogaram pelas estradas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e da Argentina para acompanhar a largada do famoso rali Dakar que aconteceu no dia 3 de janeiro em Buenos Aires.

O sonho de ver de perto o maior evento off-road do mundo motivou os dois a enfrentarem, com uma moto Yamaha Tenere XT 600e uma Suzuki Intruder, os 5.185 quilômetros de asfalto para realizar a aventura.

Sonho antigo da dupla, que com a mudança do local de realização do rali (tradicionalmente o evento era realizado nos continentes Europa e África, mas por questões de segurança foi transferido para América do Sul) pode ser realizado.

A viagem começou no dia 28 de dezembro, com o objetivo de passar o Reveillon na capital vizinha e se estendeu até o dia cinco do novo ano, com o retorno à cidade "Coração do Vale".

Os dois, que são membros do Trail Club de Gaspar, após 26 anos de paixão pelo motociclismo realizaram a maior aventura de suas vidas e pelo caminho colecionaram histórias, cultura e experiências ímpares que levarão consigo para o resto da vida, como contou Osmar Reinert, mais conhecido como Farinha.

"Fiquei impressionado com a grandiosidade do evento e com os veículos que participam da prova (o Dakar é disputado por caminhões, carros, motos e quadriciclos). Também achei curiosa a culinária deles e o jeito de viver, bem diferente do nosso. As hospedarias que vimos também não foram as das melhores, mas o mais importante foram as pessoas que conhecemos pelo caminho", disse Farinha.

Amizades que Osmar pretende preservar, mesmo que o idioma dificulte.

"Conhecemos gente de vários lugares do mundo, pela estrada seguimos rumo ao nosso destino junto com um mineiro e um alemão que estavam viajando pelo nosso continente", disse.

Poucos contratempos

As motos não deixaram os dois na mão, porém o único revés colecionado pela dupla foi causado pela polícia argentina, que Farinha avisa, "tomem cuidado com eles". "A polícia de lá é muito corrupta, nos pararam e inventaram que estávamos andando de maneira errada. Alegaram que estávamos em fila indiana, mas no fundo queriam dinheiro para nos liberar. Acabamos dando os últimos Pesos (moeda local) que tínhamos na carteira", lamentou.

O desfalque financeiro até a chegada à capital argentina rendeu à dupla e aos companheiros conhecidos na estrada, uma fome de alguns dias. "Tivemos que dividir o pouco de comida que tínhamos, mas valeu a experiência", minimizou o problema.

Feliz com a experiência, a dupla planeja uma nova aventura em 2010 e promete chegar até a Cordilheira dos Andes.

Dakar 2009

O rali Dakar 2009 termina no dia 18 de janeiro, após percorrer estradas de terra da Argentina e do Chile, passando pela Cordilheira dos Andes e pelo Deserto do Atacama, locais de maior adversidade nos 8.500 quilômetros da prova e que exigem mais dos pilotos de 42 países que participam do evento.