Grupos musicais vão receber o documento da prefeitura durante concerto na segunda-feira (25)


Coro Misto Santa Cecília / Foto: Divulgação/


A Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, no Centro de Gaspar, será palco na noite da próxima segunda-feira (25) para mais um Concerto do Coro Misto Santa Cecília. O evento, marcado para às 20h, faz parte da programação de aniversário da cidade e vai comemorar

também os 120 anos do grupo musical. A entrada é gratuita. Segundo o presidente do Coro, Felipe Bohn Santos, a apresentação contará com músicas sacras e populares e com a importante participação da Banda São Pedro.

Na oportunidade, tanto o coro misto quanto o clube musical irão receber da prefeitura a declaração de patrimônio cultural e imaterial de Gaspar. O Coro Misto Santa Cecília foi fundado em 1898, por iniciativa de padres franciscanos. Durante todos estes anos, se aprimorou e diversificou o repertório, variando de múscias sacras, clássicas, populares nacionais e internacionais. O Coro Misto Santa Cecília é um dos mais antigos do país em atividade ininterrupta. Hoje, o grupo é regido por Dayro Bornhausen.


Banda São Pedro / Foto: Guilherme Spengler /


A Banda São Pedro foi fundada em junho de 1946 e, durante estes 73 anos, também se manteve ativa no município. Hoje, o clube musical tem como rgente e presidente Fagner Luiz da Silva.

Atualmente, os dois grupos atuam juntos como uma entidade cultural sem fins lucrativos e realizam semanalmente ensaios no salão do Cristo rei. Os ensaios do coro ocorrem toda terça-feira das 19h até às 21h e os da banda as quarta-feira no mesmo horário.

Patrimônio cultural

O processo para tornar os grupos um patrimônio cultural do município foi iniciado ainda em abril do ano passado, com uma indicação na Câmara de Vereadores. Depois disso, passou por um processo de resgate de arquivos históricos e organização de documentação e, por fim, foi aprovado pelo Conselho Municipal de Cultura. A aprovação aconteceu por meio da lei municipal n°72 - o titulo é concebido para entidades que são relevantes para o município.

A diretora de Cultura de Gaspar, Neida Beduschi, lembra da importância da conquista: "Essa declaração é muito importante, porque o município reconhece o trabalho artístico e cultural que essas entidades desenvolvem para Gaspar. Esse reconhecimento mostra que todos esses anos eles fizeram trabalhos relevantes pra toda a comunidade", destacou.